Círculo Literário promove segunda rodada de apresentações na segunda, 27

A programação do I Círculo de Palestras sobre Cultura e Literatura no Amazonas, que ocorre nesta segunda-feira, 27, às 14h, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), promove a segunda rodada das apresentações de comentários dos professores Edinea Mascarenhas Dias, sobre o livro “Manaus, 1890-1920 – A Ilusão do Fausto” e Carlos Antônio Magalhães Guedelha com o livro “Do Sertão à Selva – Os Livros Vingadores”, de Euclides da Cunha.

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufam, em parceria com o Grupos de Pesquisas Estudos de Literatura de Língua Portuguesa (Gepelip), e o Núcleo de Pesquisas em Linguagens de Expressão Amazônica (Conplexa), vinculados ao Departamento de Letras, Língua e Literatura Portuguesa (DLLP).

As palestras são destinadas aos alunos de pós-graduação, acadêmicos de Letras e deáreas afins, professores de literatura, e demais interessados de outras áreas do conhecimento. Cada encontro corresponde a 3h/aula com certificado. As inscrições são gratuitas e encerram até completar o número de vagas. O evento ocorre até o dia 6 de julho, sempre as segundas-feiras, das 14h às 18h.

Sobre os palestrantes:

Edinea Mascarenhas Dias - A professora possui mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Foi fundadora do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora visitante da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Coordenadora do Núcleo de Estudos e pesquisas sociais do (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), fundadora do Museu Amazônico da Ufam. Foi Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Amazonas entre junho de 2007 a junho de 2010, responsável pelo reconhecimento de 33 cursos da instituição. Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Amazonas de junho de 2007 a dezembro de 2010. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, cidade, história social, historicidade do trabalho, ciências humanas e sociais e aterramento de igarapés.

Carlos Antônio Magalhães Guedelha - doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013), com área de concentração em Teoria e Análise Linguística, e linha de pesquisa em cognição e uso. Doutorado realizado com bolsa parcial de estudos pela Fapeam; Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam, 2001), com enfoque em estudos literários. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1993); professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas desde 2005; experiência na área de letras, com ênfase nas interfaces da Linguística e da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária, literatura amazônica, metáfora, teorias da enunciação, usos da linguagem, interfaces da linguística e da literatura. É autor dos livros “Poesia das fontes” (2011) e “Manaus de águas passadas” (2014).

Veja a programação:

Anexos: