Seminário discute técnicas de publicação científica na sexta-feira, 10

A Faculdade de Medicina e o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) realizam nesta sexta-feira, 10, das 9h às 12h, no Auditório Dr. Zerbini, o seminário `Encontro Acadêmico de Epidemiologia: Os caminhos da publicação científica´. O evento é dirigido aos residentes, acadêmicos e profissionais de saúde do HUGV.

Segundo a Chefe de Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUGV, Taís Galvão, o objetivo do seminário é disseminar para residentes, acadêmicos e profissionais de saúde  as técnicas mais efetivas na publicação científica.

Participarão do seminário o Coordenador da área de Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), médico Guilherme Loureiro Werneck, que discorrerá sobre os Critérios adotados na área de saúde coletiva da CAPES; a pesquisadora do Instituto de Pesquisas em Economia Aplicada (IPEA) e editora chefe da “Revista Epidemologia e Serviços de Saúde”, do Ministério da saúde, Leila Posenato Garcia , que apresentará a “Experiência da Revista Epidemologia e Serviços de Saúde” e o Membro Emérito da Rede Brasileira de Informação para a Saúde (Ripsa) e  um dos organizadores do livro “Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: Conceitos e Aplicações”, médico Maurício Pereira Gomes, que fará a apresentação “Artigos Científicos: Como escrever, avaliar e publicar”.

As inscrições são gratuitas e ocorrerão no local do evento.

Sobre os participantes:

Guilherme Loureiro Werneck: possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Saúde Pública e Epidemiologia pela Harvard School of Public Health (2000). Completou estágio de pós-doutorado no Department of Global Health and Population / Harvard School of Public Health em 2013. É professor adjunto do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo em ambos exercido a função de coordenador dos respectivos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Entre 2007 e 2010 exerceu suas atividades de ensino e pesquisa como pesquisador visitante no Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fiocruz. É membro do "WHO Expert Advisory Panel on Parasitic Diseases (Leishmaniasis)" e compôs a comissão da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu pertencentes à Área de Saúde Coletiva (CAPES) nos triênios 2007-2009 e 2010-2012. Atualmente é o coordenador da área de Saúde Coletiva na Capes (2014-2016). Desenvolve suas atividades no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, e suas linhas de pesquisa versam principalmente sobre os seguintes temas: epidemiologia das doenças infecciosas, métodos epidemiológicos, epidemiologia e controle da leishmaniose visceral, análise de dados espaciais, bioestatística, avaliação da validade e confiabilidade de instrumentos de aferição, epidemiologia das violências.

Leila Posenato Garcia: possui doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2008), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), especialização em Biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e editora geral da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Maurício Gomes Pereira: professor emérito de Epidemiologia da Universidade de Brasília. Médico formado pela Faculdade Nacional de Medicina (hoje, Universidade Federal do Rio de Janeiro), fez treinamento em clínica médica, nutrição, doenças Infecciosas e saúde pública nas universidades de Madri e Bruxelas. Nesta última, recebeu o título de mestre em Saúde Pública e de mestre em Planejamento de Saúde. Na Universidade de Columbia, em Nova York, obteve o título de doutor. O trabalho de tese versou sobre avaliação de ensaio clínico de natureza preventiva, realizado no Hospital do Harlem, sob a orientação de Mevyn Susser, considerado um dos epidemiologistas de maior prestígio no mundo atual. Sua vida acadêmica se desenvolveu como professor da Universidade de Brasília, com participação em ensino, pesquisa, extensão, administração e orientação de alunos de graduação e pós-graduação. Foi assessor de diversas instituições nas esferas tanto nacionais como: CNPq, CAPES, FINEP, Ministério da Saúde e Ministério da Educação, quanto internacionais, como UNESCO, UNICEF, Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Nos últimos anos, foi assessor (atualmente é membro emérito) da Rede Brasileira de Informação para a Saúde (Ripsa). Foi um dos organizadores e redatores do livro Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Também é autor, entre outros, dos livros Epidemiologia: Teoria e Prática e Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar. Hoje atua principalmente nas áreas de epidemiologia, informação para a saúde e comunicação científica.