"I Ciclo de Palestras da FD" ocorre de 7 a 10 de abril.
A Faculdade de Direito promove no período de 7 a 10 de abril o “I Ciclo de Palestras da FD”, com inscrições gratuitas e limitadas a 140 vagas, até o dia 6 de abril. As vagas estão abertas ao público em geral, estudantes de direito e advogados e podem ser feitas no endereço eletrônico ciclofdufam.wix.com/ciclo. O evento ocorre no auditório da Faculdade de Direito, no setor Norte do campus, a partir das 19h.
A solenidade de abertura do I Ciclo de palestras da FD e do 1º Semestre Letivo 2015 da Faculdade de Direito da Ufam, acontece no dia 7 de abril, às 18h30, com Aula Magna da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo.
No dia 8 estão programadas as palestras “A questão indígena e o direito no Amazonas” da mestre Dorinethe dos Santos Bentes Rolim, professora da FD, às 19h, e, abertura para participação do público, às 19h40, e a “A pluralização dos atores processuais e a democratização do processo”, do professor mestre Daniel Cardoso Gehard, às 19h55, e abertura para participação do público, às 20h35.
No dia 9 serão proferidas três palestras: “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, às 19h, da professora e coordenadora do evento, especialista Claudia de Santana. “Alienação Parental”, do especialista Marcos Maurício Costa da Silva, às 19h30 e “Assédio: aspectos materiais e processuais”, do mestre e, vice-coordenador do evento, Maurílio Casas Maia, às 20h. A abertura para os debates ocorre a partir das 20h30.
No último dia do evento, 10, serão proferidas as palestras “Subjetividade dos povos, saberes tradicionais e direitos étnicos”, do doutor Sebastião Marcelice Gomes, professor e atual diretor da Faculdade de Direito da Ufam, às 19h, e abertura para debate às 19h40, e, “A natureza jurídica das contribuições previstas na legislação de incentivos fiscais estaduais da Zona Franca de Manaus”, do doutor Carlos Alberto de M. Ramos Filho, professor da Faculdade de Direito da Ufam, às 20h05, e a abertura para debate a partir das 20h40.
A coordenadora do evento, professora Cláudia de Santana, ressaltou a importância da participação de estudantes em razão de agregar vários conhecimentos do Direito. “O objetivo do evento é divulgar e despertar o interesse dos nossos estudantes por temas atuais, buscar integração do corpo docente com o discente da Ufam e com os de outras instituições. Os temas diversificados agregam vários conhecimentos e vão atender o interesse do público. É uma congregação de vários institutos do Direito (Direito processual civil, constitucional, da família, tributário, do trabalho, a questão indígena no Amazonas, entre outros) em um único ciclo”, disse a coordenadora.