Dessana, Dessana, in concert, no Hall do ICHL no dia 23 de abril

"Dessana, Dessana, in concert: musical amazônico sobre a criação do universo" é título do show musical que acontece no dia 23 de abril, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), às 17h, com acompanhamento da Orquestra Vozes da Ufam, sob regência do maestro Zacarias Fernandes da Costa.

Segundo o maestro e diretor do Centro de Artes da Ufam (Caua), professor Adelson Santos, a apresentação faz parte do trabalho de divulgação e formação de plateias em relação às obras musicais eruditas e às de culturas popular e indígena, tanto no âmbito da comunidade universitária quanto na sociedade manauense.

O show musical é uma releitura do escritor amazonense Marcio Souza e do poeta Aldísio Filgueiras sobre a criação do universo segundo o olhar do povo Dessana, que assinam o libreto musicalizado pelo maestro Adelson Santos.

De acordo com o diretor, os Dessana consideram o mito da criação como um acontecimento primordial e o denominam de “o começo antes do começo”. É por meio desse mito e sua aplicação ritualística que o pajé exorciza as doenças, afasta as forças maléficas e pode nortear o povo quanto à educação e até roteiros de viagens.

“Isso está claramente dividida em três momentos. O primeiro trata do aparecimento da avó do mundo,Yebá-Beló, invocação dos quatro Trovões, seus irmãos, presença de um menino e da luta, no vasto vazio, para criar o mundo e a humanidade. O segundo trata da viagem da humanidade, nas tripas do trovão cobra-barco, através do lago de leite, atravessando inúmeros perigos e parando em cada casa da iniciação onde aprende cerimônias, técnicas e meios de sobrevivência no mundo material. O terceiro celebra o nascimento de Jurupari e o fim do matriarcado, símbolo da revolução agrícola e da sedentarização, disse o maestro Adelson Santos.

Ele completa que os três momentos são visualizados pela força narrativa do libreto e das composições musicais. Além, claro, da sensibilidade e competência dos integrantes da orquestra e do regente Zacarias Fernandes da Costa”, finaliza o maestro.

O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) por meio do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) e Centro de Artes da Ufam (CAUA), com o apoio do Museu Amazônico, Assessoria de Comunicação (Ascom/Ufam) e Tribo Cia. de Teatro.

Repertório

ATO I

1)    Do Começo do Mundo (Abertura)

2)    Cria, Cria,Yebá-Beló

3)    Yebá belo, Avó do Mundo (Na fumaça)

4)    Tema dos Trovões

5)    As vibrações

6)    O Neto do Mundo (Seja bem-vindo, Sulãn-Panlâmin)

7)    Tema Da Avó Do Céu (Prazer em conhecê-lo)

8)    As matérias do mundo

9)    Randé, Randé

10)O Homem Branco

11)Cuidado Com Esta Pele Branca (o Branco)

ATO II

12)Dessana, Dessana

13)Na Casa de Pedra Branca

14)Sonhos

15)Filha do Trovão

16)Priquita Linda

17)Boa Noite, Minha Gente (Finale)

Componentes da Orquestra Vozes da Ufam

Regência

Zacarias Fernandes da Costa

Coro

SOPRANOS: Aline Souza, Bárbara Rebouças, Nale Lima, Kareen Ketlen, Larissa Monteiro;

CONTRALTOS: Júlia Michelle, Eliandra Carvalho, Hávila Oliveira, Nara daMata, Alessandra Monteiro

TENOR - Silvanaldo Marinho

Músicos de base

Bateria e Percussão – Daniel Souza, Felipe Oliveira e Luis Santos;

Teclado – Anderson Cavalcante;

Violão – Adelson Santos e Neil Armstrong;

Contra Baixo – Ediel Castro.

Sopros

Trombone - Francirley Sampaio e Alisson Moura;

Clarinete  - Mauricio Chagas;

Flauta - Josimara Alves e Walmir Martins;

Sax -  Israel Gama;

Trompete -  Lorne Porfírio e Jociclei Santos

Cordas

Violinos - Elidielson dos Santos, Manoela Costa, Rebeca Leitão, Danielle Colares, Jonatas Silva e Silva.

Violoncelo - Arlessandro Souza e Thiago Barbosa

Viola - Fabiano Abreu