Dessana, Dessana, in concert, no Hall do ICHL no dia 23 de abril
"Dessana, Dessana, in concert: musical amazônico sobre a criação do universo" é título do show musical que acontece no dia 23 de abril, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), às 17h, com acompanhamento da Orquestra Vozes da Ufam, sob regência do maestro Zacarias Fernandes da Costa.
Segundo o maestro e diretor do Centro de Artes da Ufam (Caua), professor Adelson Santos, a apresentação faz parte do trabalho de divulgação e formação de plateias em relação às obras musicais eruditas e às de culturas popular e indígena, tanto no âmbito da comunidade universitária quanto na sociedade manauense.
O show musical é uma releitura do escritor amazonense Marcio Souza e do poeta Aldísio Filgueiras sobre a criação do universo segundo o olhar do povo Dessana, que assinam o libreto musicalizado pelo maestro Adelson Santos.
De acordo com o diretor, os Dessana consideram o mito da criação como um acontecimento primordial e o denominam de “o começo antes do começo”. É por meio desse mito e sua aplicação ritualística que o pajé exorciza as doenças, afasta as forças maléficas e pode nortear o povo quanto à educação e até roteiros de viagens.
“Isso está claramente dividida em três momentos. O primeiro trata do aparecimento da avó do mundo,Yebá-Beló, invocação dos quatro Trovões, seus irmãos, presença de um menino e da luta, no vasto vazio, para criar o mundo e a humanidade. O segundo trata da viagem da humanidade, nas tripas do trovão cobra-barco, através do lago de leite, atravessando inúmeros perigos e parando em cada casa da iniciação onde aprende cerimônias, técnicas e meios de sobrevivência no mundo material. O terceiro celebra o nascimento de Jurupari e o fim do matriarcado, símbolo da revolução agrícola e da sedentarização, disse o maestro Adelson Santos.
Ele completa que os três momentos são visualizados pela força narrativa do libreto e das composições musicais. Além, claro, da sensibilidade e competência dos integrantes da orquestra e do regente Zacarias Fernandes da Costa”, finaliza o maestro.
O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) por meio do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) e Centro de Artes da Ufam (CAUA), com o apoio do Museu Amazônico, Assessoria de Comunicação (Ascom/Ufam) e Tribo Cia. de Teatro.
Repertório
ATO I
1) Do Começo do Mundo (Abertura)
2) Cria, Cria,Yebá-Beló
3) Yebá belo, Avó do Mundo (Na fumaça)
4) Tema dos Trovões
5) As vibrações
6) O Neto do Mundo (Seja bem-vindo, Sulãn-Panlâmin)
7) Tema Da Avó Do Céu (Prazer em conhecê-lo)
8) As matérias do mundo
9) Randé, Randé
10)O Homem Branco
11)Cuidado Com Esta Pele Branca (o Branco)
ATO II
12)Dessana, Dessana
13)Na Casa de Pedra Branca
14)Sonhos
15)Filha do Trovão
16)Priquita Linda
17)Boa Noite, Minha Gente (Finale)
Componentes da Orquestra Vozes da Ufam
Regência
Zacarias Fernandes da Costa
Coro
SOPRANOS: Aline Souza, Bárbara Rebouças, Nale Lima, Kareen Ketlen, Larissa Monteiro;
CONTRALTOS: Júlia Michelle, Eliandra Carvalho, Hávila Oliveira, Nara daMata, Alessandra Monteiro
TENOR - Silvanaldo Marinho
Músicos de base
Bateria e Percussão – Daniel Souza, Felipe Oliveira e Luis Santos;
Teclado – Anderson Cavalcante;
Violão – Adelson Santos e Neil Armstrong;
Contra Baixo – Ediel Castro.
Sopros
Trombone - Francirley Sampaio e Alisson Moura;
Clarinete - Mauricio Chagas;
Flauta - Josimara Alves e Walmir Martins;
Sax - Israel Gama;
Trompete - Lorne Porfírio e Jociclei Santos
Cordas
Violinos - Elidielson dos Santos, Manoela Costa, Rebeca Leitão, Danielle Colares, Jonatas Silva e Silva.
Violoncelo - Arlessandro Souza e Thiago Barbosa
Viola - Fabiano Abreu
Contra-baixo acústico - Adalberto Soares