Museu Amazônico expõe Mitos e Ritos no dia 9 de abril

O Museu Amazônico realiza no dia 9 de abril, às 19h, a exposição Mitos e Ritos que consiste na apresentação de narrativas do indígena Feliciano Lana.  "A briga de Wawá contra Deus Preguiça" é uma das narrativas que conta a história da luta de dois deuses por uma mulher.  Também trata sobre o embate do poder, da astúcia e da criatividade que culmina no surgimento da cachoeira do Ipanoré. O Museu Amazônico fica localizado na rua Ramos Ferreira, Centro.

A exposição constitui de 48 narrativas originais  reproduzidos sobre chassis. Do mesmo artista também serão expostos a "Canoa da Transformação", pintada sobre tururi e cinco originais, aquarela sobre papel.

A exposição compreende também esculturas Tikuna, mascaras, bastões, doadas ao Museu pelo artista visual Jair Jacqmont  e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que estão relacionados a festa da Moça Nova.

“A exposição é uma excelente oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre os mitos e ritos da Amazônia e muito pode contribuir para formação do público de estudante das universidades e escolas básicas”, disse a diretora da Divisão Cultural do Museu Amazônico, Carolina Brandão.

Na ocasião, a museóloga Jane Cony e o restaurador Custódio Oliveira, ambos servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) receberão homenagens pelos 30 anos na Instituição. Segundo Carolina Brandão, é de vital importância as homenagens, em razão desses servidores   conservarem todo o acervo existente no Museu.

Dados sobre Feliciano Lana

Ele nasceu na aldeira de São João Batista, Rio Tiquié, Distrito de Pari-Cachoeira, em 3 de janeiro de 1937. Filho de Manuel Lana (etnia Dessana) e de Paulina Pimentel Lana (etnia Tukano). Aos 11 anos, ingressou no Colégio São João Bosco de Pari-Cachoeira, onde iniciou os estudos com o professor Valério Gentil, coadjutor salesiano. Na 4ª e 5ª do ensino fundamental, teve orientação do professor salesiano Ezequiel Antonio Lópes, de quem recebeu os incentivos para desenvolver sua arte.

Mais informações pelo telefone 3305-1181 ou pelo email: museuamazôO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O Museu Amazônico fica localizado na Rua Ramos Ferreira, Centro.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (CARTAZ - mitos e ritos.jpg)Cartaz[ ]1577 kB