Pé-de-Pincha realiza no sábado, 28, soltura de filhotes de quelônios em Barreirinha

O projeto de Manejo Comunitário de Quelônios do Baixo Amazonas e Juruá, comumente conhecido como Pé-de-Pincha, realiza no próximo sábado, 28, a última soltura de filhotes de quelônios no mês de março, na comunidade do Piraí e áreas indígenas, ambas localizadas ao longo do rio Andirá, município de Barreirinha, Amazonas, distante cerca de 330 km da capital Manaus.

O Município participa há quinze anos do Projeto , e junto com a Ufam irá devolver à natureza mais de 300.000  filhotes de quelônios, sendo 30.000 só da espécie tracajá (Podocnemis unifilis). O cronograma de solturas do Projeto, na Amazônia, iniciou em fevereiro de 2015, e finaliza em abril. Até o momento, já foram devolvidos mais 270.000 filhotes de quelônios ao seu habitat natural.

Sobre o Projeto

Da esquerda para direita: filhotes de Irapuca, Tracajá e CabeçudoDa esquerda para direita: filhotes de Irapuca, Tracajá e Cabeçudo

O Pé-de-Pincha é um programa de extensão universitária que visa conservar as populações de quelônios através do manejo participativo, envolvendo ribeirinhos, produtores, professores e alunos, através de um trabalho de Educação Ambiental presente em 118 comunidades do Baixo Amazonas e Juruá. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, em 16 anos de trabalho, o Projeto já devolveu à natureza mais 3.000.000 milhões filhotes de quelônios. Tracajás (Podocnemis unifilis), tartarugas da Amazônia (P. expansa), iaçá ou pitiu (P.sextuberculata), irapuca ou calalumã (P. erytrocephala) e cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus) são as espécies mais pesquisadas pelo Projeto.

Após a soltura, esses animais são monitorados pelos pesquisadores. Os animais devolvidos a natureza do ano de 2014, no Médio Rio Amazonas, Madeira, Negro, e nos municípios de Nhamundá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins, Barreirinha, Maués, Careiro da Varzea, Borba, Canutama, Novo Airão, Carauari/AM e Terra Santa, Juriti e Oriximiná/PA, por exemplo, são monitorados via Rádio VHS, satélite e microchip. O objetivo é entender a dinâmica desses animais em seu ecossistema.