I Oficina de Redação Científica oferta 40 vagas para os dias 8 e 9 de abril

O objetivo desta primeira oficina é capacitar pesquisadores e estudantes de pós-graduação na redação e publicação de artigos científicos na área da saúde. Pesquisadores, professores de ensino superior e pós-graduandos dessa área interessados em participar da turma devem visitar a página do evento.

As atividades ocorrem nos dias 8 e 9 de abril, das 8 às 18h, no Mini auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), localizada na rua Terezina, 495, bairro Adrianópolis.

A dinâmica da oficina, cuja carga horária é de 20h, consiste em apresentação de estratégias para escrever artigos de qualidade, do formato de apresentação das evidências de forma clara e do modo como lidar com editores e revisores de periódicos.

Os grupos terão entre 8 a 10 alunos. O tutor ficará com um tema (seção do artigo para ser trabalhado) e os grupos aleatórios de alunos passam a cada período. Cada tutor terá um monitor, doutorando do Programa de Ciências da Saúde da UnB, para ajudar nas atividades.

Inscrições serão recebidas na Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no prédio anexo ao HUGV - Rua Santos Dumont, 218 - Centro. Ed Luiza Melo, 3º andar. Outras informações pelo telefone (92) 3305-4741 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

08/04/2015

• Das 8 às 9h20: Comunicação científica em saúde - Mauricio Pereira;
  • Das 9h20 às 10h40: Estrutura do artigo científico e guias de redação científica - Leila Posenato;
  • Das 10h40 às 12h: Métricas de avaliação de artigos científicos e de programas de pós-graduação - Guilherme Werneck;
  • Das 13h30 às 15h30 Grupos de trabalho: (1) Introdução e objetivo - Leila Posenato, (2) Método - Taís Galvão, (3) Resultados - Maurício Pereira, (4) Discussão e conclusão - Guilherme Werneck, (5) Citação e referências - Marcus Tolentino;
  • Das 15h30 às 16h: Intervalo;
  • Das 16 às 18h: Grupos de trabalho: (1) Introdução e objetivo - Leila Posenato, (2) Método - Taís Galvão, (3) Resultados - Maurício Pereira, (4) Discussão e conclusão - Guilherme Werneck, (5) Citação e referências - Marcus Tolentino.

09/04/2015

• Das 8 às 10h: Grupos de trabalho: (1) Introdução e objetivo - Leila Posenato, (2) Método - Taís Galvão, (3) Resultados - Maurício Pereira, (4) Discussão e conclusão - Guilherme Werneck, (5) Referências - Marcus Tolentino;
  • Das 10 às 12h: Grupos de trabalho: (1) Introdução e objetivo - Leila Posenato, (2) Método - Taís Galvão, (3) Resultados - Maurício Pereira, (4) Discussão e conclusão - Guilherme Werneck, (5) Citação e referências - Marcus Tolentino;
  • Das 13h30 às 15h30: Grupos de trabalho: (1) Introdução e objetivo - Leila Posenato, (2) Método - Taís Galvão, (3) Resultados - Maurício Pereira, (4) Discussão e conclusão - Guilherme Werneck, (5) Citação e referências - Marcus Tolentino;
  • Das 15h30 às 16h: Intervalo;
  • Das 16h às 16h30: Processo de submissão a periódicos (cover letter, revisão do idioma) - Leila Posenato;
  • Das 16h30 às 17h: Contato com revisores e editores - Mauricio Pereira;
  • Das 17 às 17h30: Critérios de autoria e desvios de publicação - Guilherme Werneck;
  • Das 17h30 às 18h: Encerramento - Taís Galvão e Marcus Tolentino.