PPGI convida para sessão pública de apresentação de dissertação e tese nos dias 27 e 30 de março

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática PPGI/UFAM convida a comunidade acadêmica para as sessões públicas de apresentação de tese e dissertação de candidatos do PPG, nos próximos dias 27 e 30 de março. Ambas acontecerão às 8h, na Sala de Seminários do Instituto de Computação, setor Norte da Instituição. 

A primeira defesa será a da tese intitulada "Metodologia de reconfiguração de hardware utilizando o sinal de TV digital", do doutorando, Rodrigo Ribeiro de Oliveira, seguida pela dissertação intitulada "Uma Abordagem para Elaboração e Realização de Atividades Restritas por Localização para Ambientes Virtuais de Aprendizagem", do mestrado Wesley de Souza Viana.
 

Tese - Segundo o candidato, a tese de doutorado apresentaria uma metodologia de reconfiguração de hardware para o ambiente de TV digital, a qual consiste nas etapas necessárias para contextualizar e realizar a reconfiguração de primitivas de hardware, com base no sinal de TV digital de emissoras de televisão, e é subdividida em três partes distintas, que envolvem a preparação dos dados (feixe de bits) para transmissão, a recepção e a reconfiguração do dispositivo baseado em lógica reprogramável (Field Programable Gate Array - FPGA). 

Na etapa de transmissão, o conteúdo é sinalizado, multiplexado, juntamente com os demais conteúdos que compõem o fluxo do sinal, e então transmitido. O receptor, utilizando um sistema residente, identifica os dados sinalizados, verifica a sua integridade e então os remonta, no sistema de arquivos do receptor. Após a remontagem do feixe de bits, o módulo de reconfiguração do sistema residente efetua a reconfiguração do FPGA. 
 
A transmissão e a recepção dos dados, bem como a reconfiguração do hardware, fazem parte desta metodologia, cujo desenvolvimento objetiva a concepção de novas arquiteturas e a minimização do legado de hardware, que normalmente existe na implantação de novas tecnologias e na adoção de novos padrões. Assim, por exemplo, futuras revisões de normas de TV Digital poderiam ocorrer sem a necessidade de troca imediata de equipamento.
 
A banca examinadora será composta pelos Prof. Vicente Ferreira de Lucena Junior - PPGI/UFAM (Presidente), Prof. Eduardo James Pereira Souto - PPGI/UFAM, Prof. Raimundo da Silva Barreto - PPGI/UFAM, Prof. Carlos Eduardo Pereira - PPGEE/UFRGS e Profa. Maria Elizabeth Sucupira Furtado - UNIFOR. 
 
Nesse mesmo dia, ocorrerá também a seguinte Defesa de Dissetação de Mestrado:
 

CANDIDATO(A): Flávio Augusto Carvalho Montenegro Filho

BANCA EXAMINADORA:

  • Prof. Eduardo James Pereira Souto - PPGI/UFAM (Presidente) 
  • Prof. Horácio Antonio B. Fernandes de Oliveira - PPGI/UFAM 
  • Profa. Michele Nogueira - DINF/UFPR

LOCAL: Sala de Seminários do Instituto de Computação 

DATA: 27/03/2015
HORÁRIO: 15:00h 

 
Dissertação - A pesquisa do candidato Wesley de Souza Viana aborda a "Educação a Distância (EaD) como uma modalidade de educação mediada por tecnologia, na qual o professor torna-se um intermediário do saber e o aluno é o principal responsável pela busca de conhecimento e aprendizado e que nos últimos anos, houve um crescimento acelerado na utilização dessa forma de educação em instituições públicas e privadas, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas tecnológicas a fim de apoiar esse crescimento. 
 
Nesse contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tornaram-se muito utilizados para suporte à EaD. No entanto, esses ambientes apresentam algumas limitações, tornando necessária a construção de ferramentas tecnológicas para contornar tais limitações. Em meio a essas informações foi constatado que alguns professores possuem dificuldades em acompanhar os alunos em locais designados para a realização de estágio supervisionado, tanto fisicamente quanto pelo ambiente de suporte à EaD. 
 
O trabalho, segundo o doutorando, propõe-se a fazer uma abordagem envolvendo tecnologias móveis e contexto por localização para possibilitar a elaboração e a realização de tarefas em locais específicos. Isso permite ao professor criar uma tarefa e designá-la a um local especifico e se certificar-se que o aluno foi ao local, pois a tarefa será disponibilizada apenas no local definido. Além disso, foi desenvolvido um Sistema Multiagente (SMA) para notificar sobre prazos e tarefas disponíveis no ambiente por meio de SMS e e-mail. A abordagem foi validada em duas disciplinas de estágio em cursos à distância e em um curso piloto conduzido na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Isso permitiu a validação inicial com usuários reais em vários cenários de aplicabilidade da abordagem.
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