Programa de Pós-Graduação em Geografia realiza Seminário

Geógrafo Ariovaldo UmbelinoGeógrafo Ariovaldo Umbelino

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas promove, de 3 a 6 de março, o III Seminário de Projetos de Dissertação do Programa. O evento tem como propósito recepcionar os novos estudantes aprovados na seleção em 2015, como também expor os projetos de pesquisa dos mestrandos de turmas anteriores. Simultaneamente, também ocorre o IV Seminário de Avaliação e Planejamento Estratégico do Programa, no qual serão discutidos diversos aspectos do mestrado e a criação do doutorado.

O evento terá a participação do geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, da Universidade de São Paulo, que profere a aula inaugural do Seminário e participa da avaliação do Programa.

Reconhecido pelo Ministério da Educação em 2007, o Programa criou o Seminário, há três anos, com o objetivo de democratizar o que se está pesquisando em Geografia e avaliar anualmente o Programa.

Coordenadora do Mestrado em Geografia Amélia ReginaCoordenadora do Mestrado em Geografia Amélia ReginaA coordenadora do Mestrado em Geografia, professora  Amélia Regina Batista Nogueira, afirmou que o evento serve pra divulgar o Programa e avaliar o que se está pesquisando.  “O ponto positivo do evento é divulgar o trabalhos desenvolvidos no PPG e no Estado como um todo. A maioria dos trabalhos está vinculada à problemática da Amazônia do ponto de vista ambiental, cultural, urbano, agrário, de transporte, socioambiental. A maioria de nossos alunos é professor da rede pública de ensino da capital e do interior, o que contribui com a melhoria do ensino de Geografia no Amazonas” destacou a doutora em Geografia, professora Amélia Regina Batista.

A presença do professor da USP, o renomado geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira dá importância ao evento pelo reconhecimento internacional e sua contribuição no campo da Geografia Agrária. Ele profere a aula inaugural do evento, que ocorre na terça-feira, 3, das 8h30 às 10h, no auditório Rio Solimões, ICHL, setor Norte do campus. Além da participação no III Seminário de Projetos de Dissertação, o intelectual participará do IV Seminário de Avaliação e Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Geografia, contribuindo para a melhoria da avaliação do mestrado pelo MEC e da criação do doutorado.

“O professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira é um dos mais importantes geógrafos brasileiros. Tem vários livros publicados no campo da Geografia Agrária, dos conflitos no campo e da Amazônia. É difícil trazer um renomado pesquisador para participar de um evento. É preciso agendar um ano antes pra conseguir trazê-lo”, disse a coordenadora Amélia Regina.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (folder.pdf)Veja programação[ ]876 kB