Vice-diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, professor Jacob Cohen, receberá mais importante honraria em Simpósio Internacional

 


Uma das mais importantes condecorações Oftalmológicas da América, o LatinaProf, será concedido a um docente da Universidade Federal do Amazonas, que é também vice-diretor da Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, Jacob Cohen. O professor recebe, em março, a Medalha de Ouro Moacyr Álvaro, durante o Simpósio Moacyr Álvaro da Escola Paulista de Medicina.

A honraria é concedida anualmente e premia aqueles que têm se destacado por seus trabalhos em benefício da Prevenção da Cegueira e Preservação da Visão.

O professor Jacob Cohen vem atuando em toda a região Amazônica merece esta honraria e é um exemplo que deve ser conhecido, também para servir de estímulo e reconhecer o esforço e mérito de todos que se dedicam a este trabalho em beneficio da visão. A medalha será entregue 5ª feira, dia 5 de março às 18h, no salão do Teatro Maksoud, em São Paulo.

Biografia - Jacob Moyses Cohen, nascido na cidade de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, em linha reta, é o quinto de sete filhos. Além de ter adquirido ampla cultura e tratado de disseminar os benefícios da Medicina e da Oftalmologia, esteve ativo também nos trabalhos sociais e científicos.

Suas linhas de pesquisa são doenças tropicais e infecciosas que comprometem o aparelho visual (com ênfase também em hanseníase ocular e oftalmopatias tropicais), além de catarata, pterígio e outras causas de cegueira no Amazonas.

É autor do projeto, instalação e funcionamento de 15 clínicas de olhos no interior do Amazonas. Projeto em que a população do interior do Amazonas teve pela primeira vez, assistência oftalmológica continuada e em todos os níveis, porque essas clínicas eram atendidas por médicos residentes preceptor dos por médicos especialistas experimentados, tendo como referência, o Instituto de Oftalmologia de Manaus. Essas clínicas foram equipadas com tecnologia atual, e permitiu uma resolutividade em torno de 95% dos casos, em suas sedes.

Realizou mais de 20 projetos cirúrgicos, contemplando praticamente todos os municípios do Amazonas, com a chancela da UFAM, extensão IOM e FUNDAPI e em parcerias com o Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina; Universidade de Coimbra; Fundação Champalimaud eInstituto Paulista de Ensino e Pesquisa Oftalmologia – Ipepo–SPDM Hospital São Paulo.

O professor receberá a medalha de Ouro Moacyr Álvaro de acordo com o estatuto, por ter contribuído para o progresso da Oftalmologia Nacional e desenvolvido trabalhos importantes pela preservação da visão e prevenção da cegueira. Seus trabalhos atuais incluem o Centro de Oncologia Ocular do Amazonas, realização de cirurgias de catarata no rio Amazonas e Brazilian Amazon Region Eye Survey - Bares.

 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable