Palestra "Economia Criativa: Que Haja Luz!", acontece dia 25, na FES

Encontro é organizado por alunos do curso de AdministraçãoEncontro é organizado por alunos do curso de Administração

Alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas promovem, na próxima quarta-fera, dia 25, no Auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES), às 18h30, o evento intitulado “Economia Criativa: Haja Luz!”, com o cartunista e designer gráfico Carlos Ruas.

Nascido em Niterói (RJ) e formado em Desenho Industrial, Ruas falará ao público sobre o projeto do blog “Um sábado qualquer”, que por meio de tirinhas humorísticas e contos, aborda temas polêmicos e faz críticas políticas e até sociais sobre assuntos em voga. O palestrante convidado também publicou dois livros e foi premiado com o HQmix 2012, considerado o “Oscar” dos quadrinhos.

De acordo com os organizadores do evento, entre eles a professora Dra. Kleomara Cerquinho, da disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos de Administração, a iniciativa visa integrar discentes e docentes das universidades com o intuito de disseminar o conhecimento acerca do tema proposto.

Os interessados em participar do evento que tem apoio do Observatório Estadual de Economia Criativa do Amazonas (OBEC-AM), da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) e Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), devem acessar o endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1eFfxYsyZ3a0j4F5bFULkwZrxlJk5tU6QKD9yB2fXKgk/viewform e efetivar a inscrição.

Sobre o termo “economia criativa”: É um conceito oriundo do termo “indústrias criativas”, que surgiu em um discurso intitulado “Creative Nation” (Nação Criativa), proferido pelo Primeiro-Ministro da Austrália, em 1994. O objetivo deste discurso era falar sobre o aproveitamento das oportunidades que vinham através da globalização e pelas mídias digitais como instrumento para informar e agregar a criatividade das pessoas e sua contribuição para o desenvolvimento do país.

Em 1997, a ideia propagou-se com maior intensidade na Inglaterra, Tony Blair criou uma força-tarefa multissetorial, para enfrentar competição econômica global. Esta força-tarefa foi criada com o intuito de fazer análises acerca das “tendências de mercado e as vantagens competitivas nacionais”. Em diferentes setores e pastas públicas nas áreas de cultura, desenvolvimento, turismo, educação e relações exteriores, dentre outras, evidenciou-se parcerias público-privada e para a articulação.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder(1) (1).pdf)Folder do evento [ ]8357 kB