NEAI realiza o curso "Cosmografia, Vida Social e Classificações Tukano", entre os dias 23 e 27 de fevereiro

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam, divulga o curso: Cosmografia, Vida Social e Classificações Tukano, a ser realizado entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2015, das 14h às 17h. O objetivo do curso é a transmissão de conhecimentos sobre a Cosmografia, Vida Social e Classificações Tukano, ou simplesmente YE’PAPOLOGIA.

A promoção do curso é uma iniciativa dos antropólogos João Paulo Barreto, João Rivelino Barreto e dos mestrandos, Dagoberto Lima Azevedo e Gabriel Maia, todos da etnia Tukano e envolvidos em pesquisas etnológicas desenvolvidas no Neai.

Para os pesquisadores indígenas, torna-se importante a construção de um espírito de reflexão antropológica e ressignificação dos saberes tradicionais em seus próprios termos, saindo assim de um esforço simples de narrativa para um exercício de reflexividade sobre suas cosmologias, cosmogonias e sistemas gerais de classificação, trazendo novos elementos teóricos e contribuindo para um novo momento na produção etnográfica sobre os grupos da região rionegrina.

Um dos palestrantes do curso, o Msc. João Paulo Barreto, comenta que “aos olhos dos pesquisadores não indígenas pode parecer que as narrativas indígenas já tenham se esgotado, mas para nós, pesquisadores indígenas, existem muitos e novos caminhos que permitem uma exploração intelectual desse corpus mitológico, calcado na oralidade.  Nesse sentido, sem pretender esgotar a discussão, será criado um espaço de reflexividade acerca desses conhecimentos.”

O curso é destinado ao público em geral, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação da UFAM, do INPA, da UEA e demais universidades. Ele será ministrado na sala do NEAI (sala 12, Faculdade de Direito) no período de 23 a 27 de fevereiro de 2015, das 14h às 17h.

A ficha de inscrição (Anexo) deve ser enviada para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre os Palestrantes

João Paulo Barreto e João Rivelino Barreto, Antropólogos Tukano, são mestres em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas.

Dagoberto Lima Azevedo e Gabriel Maia, da etnia Tukano, são estudantes de Mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas.