Seminário discute violência de gênero no INC nesta quarta-feira, 11

Na próxima quarta-feira, 11, acontece o II Seminário de Resultados do Observatório da Violência de Gênero no Amazonas. O evento está programado para acontecer às 8h no Auditório do Instituto Natureza e Cultura (INC), cujo objetivo é apresentar os resultados e produtos do programa referentes ao ano de 2014, tal como as perspectivas de trabalho para o ano em curso.

O Observatório da Violência de Gênero no Amazonas foi criado em 2012 e em 2013 foi reconhecido pela Câmara de Extensão e Interiorização (CEI/PROEXTI/UFAM) como programa de extensão universitária por meio da Resolução n. 021/2013. Há três anos desenvolve ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão para diagnosticar a violência contra mulheres, identificar recursos estatais disponíveis para seu enfrentamento nas áreas de justiça, saúde e defesa social e fortalecer o controle social no estado do Amazonas. Trata-se de programa de extensão multicêntrico desenvolvido em três unidades acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (INC, ICSEZ e ICE/DE) com atuação em dezessete cidades do estado do Amazonas, distribuídas nas regiões do Alto Solimões e Baixo Amazonas.

Veja a seguir a programação:

08h30min - Composição da Mesa de Abertura

09h00min – Histórico do Programa OVGAM

09h30min - Apresentação dos resultados do Programa OVGAM

11h30min - Homenagem

12h00min – Intervalo

14h00min – Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso de bolsistas do OVGAM

14h – Quando a vítima é homem - Discente Irison Rodrigues Neves

16h – Análise de construções de gênero e parentesco: performance e sociabilidade dentro e fora de casa - Discente Marilene Aicate Peres

18h – Entre a prática e a ilegalidade: análise de diferentes percepções sobre o aborto - Discente Rosana Lima de Oliveira

20h - Encerramento