Cine e Vídeo Tarumã apresenta novos filmes brasileiros de sucesso

Desde o período da Retomada (1995), o cinema brasileiro vem apresentando uma escalada de aproximação com o público e com a crítica. Sua aceitação e reconhecimento no chamado mercado de entretenimento são cada vez maiores. Entretanto, para além da safra recente de comédias superficiais calcadas em atores globais, mas que fazem enorme sucesso de público, cuja qualidade só pode ser conferida em algum tipo de esmero de produção, há uma grande carência de bons roteiros e boas tramas nos filmes. Contudo, sempre há exceções e, apesar da baixa recepção do público nos cinemas, esses filmes nacionais marcam de alguma forma sua presença no mundo artístico por sua estética. É nessa perspectiva que o Cine & Vídeo Tarumã realiza uma pequena mostra dessa produção nesta semana: Cine Holliúdy, a comédia “cerealence” de Halder Gomes; Latitudes, de Felipe Braga, e Entre Nós, de Paulo Morelli.

Na segunda-feira, 02, a semana começa com Cine Holliúdy, de Halder Gomes. Esta deliciosa comédia de 2012, num estilo “cerealês”, como se autodefine, caiu no gosto do público e fez enorme sucesso nos cinemas. A ação se passa no interior do Ceará, na década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um pequeno exibidor que luta para manter sua sala aberta. Ele é o proprietário do Cine Holliúdy. Após fracassar em uma cidade, ele e sua família se mudam para o município de Pacatuba, onde encontra uma plateia deveras pitoresca para seus filmes. O filme ganhou o prêmio de Melhor Comédia e o prêmio do Público de Melhor Filme no Grande Prêmio Cinema Brasil no ano passado, além de nove indicações. Além disso, teve Menção Honrosa no Festival do Cinema Brasileiro de Los Angeles de 2013.

Latitudes, mais uma obra de Felipe Braga, será o filme a ser exibido na quarta-feira, 04. O romance dramático de dois personagens que se cruzam e se separam vivendo uma história de amor especial é o tema do filme. José (Daniel de Oliveira) é um fotógrafo requisitado que viaja pelo mundo a trabalho. Olívia (Alice Braga) é uma editora que cruza os continentes fazendo a cobertura de eventos de moda. Eles se conhecem em Paris, têm uma noite de sexo casual e se despedem pela manhã. Podia acabar ali, mas eles resolvem repetir os “encontros acidentais” em Londres, Veneza, Porto, Istambul e outras cidades pelo mundo. Sabem o mínimo sobre o outro, mas a relação moderninha e descompromissada começa a ser fustigada por sentimentos. Acontece que cada um mora com (ou tem) um parceiro fixo; ele, em São Paulo, ela, em Buenos Aires.

Para fechar a semana, será apresentado na sexta-feira, 06, o filme Entre Nós, de Paulo Morelli. Isolados numa casa de campo, sete jovens amigos escritores (Caio Blat, Maria Ribeiro, Carolina Dieckmann, Paulo Vilhena, Julio Andrade, Martha Nowill e Lee Taylor) celebram a publicação do primeiro livro. Lá, eles decidem escrever e enterrar cartas destinadas a eles mesmos, para serem abertas dez anos depois. Porém, após uma tragédia ocorrida com um dos amigos naquele dia, eles ficam todo esse tempo sem se reunirem. O reencontro, dez anos depois, traz à tona antigas paixões, novas frustrações e um segredo mal enterrado. O filme deu a Caio Blat o prêmio de Melhor Ator no Amazonas Film Festival de 2013, além de Melhor Fotografia; ganhou ainda o prêmio de Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro em 2013.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.