Filmes de Sucesso de Público no Cinema são exibidos no Cine & Vídeo nesta semana

Como uma sala alternativa de cinema, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, oferece aos seus frequentadores nesta semana a oportunidade de reverem filmes exibidos em Manaus e que se constituíram em sucesso em todo o mundo. Esta é mais uma característica do projeto universitário que, para além

da exibição de filmes de cinematografia inédita ou de países pouco difundidos na cidade e de clássicos do cinema brasileiro e mundial, promove a apresentação de obras projetadas nos cinemas de Manaus, mas que por suas peculiaridades menos comerciais passaram por elas como relâmpago, em poucos dias apenas.

Estas obras cinematográficas, contudo, possuem qualidade estética reconhecida por suas premiações em festivais e mostras de referência. Os filmes selecionados são: Mesmo Se Nada Der Certo, do irlandês John Carney, o cultuado Sob a Pele, do inglês Jonathan Glazer, e Ferrugem e Osso, do francês Jacques Audiard.

Na segunda-feira, 26, o filme a ser exibido é a comédia romântica e musical Mesmo Se Nada Der Certo, de John Carney, que já havia feito “Apenas Uma Vez” e o transformado em seu grande sucesso internacional. Seguindo praticamente a mesma fórmula, as personagens de Gretta (Keira Knightley) e Dave (Adam Levine) são namorados de longa data e parceiros na composição de músicas.Quando ele consegue um contrato com uma grande gravadora em Nova York, ambos viajam para a cidade, mas logo ele se encanta com o mundo do estrelato e acaba deixando Gretta. Em crise, ela começa a cantar em bares até ela ser descoberta por Dan (Mark Ruffalo), um produtor musical falido que se encanta com seu talento e está certo de que ela pode se tornar uma estrela. Para dar mais veracidade à trama, Carney convidou Levine para interpretar o cantor por sua própria trajetória como vocalista da banda Maroon5. O filme está sendo indicado ao Oscar deste ano como concorrente a Melhor Canção, mas já obteve outras indicações na mesma categoria para premiações por associações de críticos de cinco estados norte-americanos.

O já cultuadoSob a Pele, do inglês Jonathan Glazer, é o filme de quarta-feira, 28. Esta é uma ótima oportunidade de se ver a

combinação de beleza, nudez e competência artística de Scarlett Johansson, pois ela praticamente domina todo o filme. A trama mistura drama e ficção científica, pela presença de extraterrestres, mas nada de efeitos mirabolantes. Um alienígena chega a Terra apossa-se de um corpo (no caso, o de Scarlett Johansson) para poder vagar pelo planeta sem sernotado. Percorre as estradas desertas e paisagens vazias num carro em busca de presas humanas. Com um belo corpo e um lindorosto, as suas necessidades básicas logo são satisfeitas. Sua principal arma é sua sexualidade voraz... Mas ao longo do caminho, o alienígena se identifica com seu novo corpo e com todas as pessoas que interage, renegando suas vontades primordiais para tentar, antes de tudo, ser humano. Baseado numa história de Michel Faber, o filme discute asrelações humanas através do desenvolvimento das emoções. O filme ganhou o prêmio de MelhorFotografia no Festival de Dublin/14 e Melhor Música no EuropeanFilmAwards/14, além de indicações a Melhor Filme no Festival de Londres/13 e no Festival de Veneza/13 e a Melhor Música no último BAFTA.

Encerrando a semana, será apresentado na sexta-feira, 30, o drama intimista Ferrugem e Osso, de 2012, a obra premiada de Jacques Audiard, depois da igualmente premiada “O Profeta”. No filme, Alain (MatthiasSchoenaerts) está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmãno sul da França em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de baleias orcas em Marineland. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que a deixaria em cadeira de rodas e mudaria sua vida para sempre e a de Alain.O filme ganhou 33 prêmios, dentre eles o de Melhor Ator (M.S.),Roteiro Adaptado, Música e Montagem no César Awards/13; Melhor Atriz (M.C.) no Festival do Havaí/12; Melhor Filme no Festival de Londres/12; Melhor Ator (M.S.), Diretor e Roteiro no Festival de Valladolid/12; além de 65 indicações em outros festivais.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da TakeVideo Locadora.