Cine & Vídeo Tarumã exibe mais filmes inéditos nos cinemas de Manaus

Um dos objetivos do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, é oferecer ao público universitário a oportunidade de assistir a filmes premiados e que não são exibidos nos cinemas de Manaus, por questão do perfil do mercado de entretenimento da cidade. Já no início de 2015, o projeto de extensão universitário volta a oferecer mais uma dose desse ineditismo cinematográfico. Manaus se caracteriza atualmente como a capital do Norte que mais tem shopping centers e cada um com uma quantidade de cinemas não inferior a seis salas, mas, mercadologicamente, todos exibindo os mesmos filmes, ou seja, os ditos “filmes comerciais”. Parte da população que acompanha o circuito de filmes premiados em diversos festivais nacionais e internacionais sente-se injustiçada pela falta desses filmes nos cinemas. Assim, a pretensão do Cine & Vídeo é oferecer essa possibilidade a todos os interessados (as sessões são gratuitas), principalmente o público que circula no Campus Universitário, contribuindo para aprimorar o olhar e o senso críticos dos espectadores. Foram selecionados três filmes para esta semana: O Capital, do controvertido diretor franco-grego Costa-Gavras, A Aventura de Kon-Tiki, filme norueguês de Joachim Ronning, e a comédia A Grande Família Espanhola, de Daniel Sanchéz Arévalo.

Nesta segunda-feira, 12, o filme a ser exibido é O Capital, de Costa-Gravas. A trama é atual e pretende discutir os movimentos interiores de empresas capitalistas. Costa-Gavras já anuncia - os cidadãos do século XXI são escravos do Capital: sofrem com os problemas e celebram os triunfos. Esta é a história de Marc Tourneuil e sua ascensão de escravo do sistema que se transforma em seu mestre. O trabalhador de uma grande empresa Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se aventura no mundo feroz do Capital quando uma chance lhe aparece. Ao mesmo tempo, o chefe de um importante banco de investimentos europeu se apega ao poder, quando uma empresa americana tenta comprá-los. Integram o elenco os atores Gabriel Byrne e Hippolyte Girardot e o filme ganhou um prêmio específico (Melhor Diretor) no Festival de San Sebastián em 2012, na Espanha.

A Aventura de Kon-Tiki, de Joachim Ronning, é o filme de quarta-feira, dia 14. Esta aventura mista de drama é inspirada na história real de Thor Heyerdahl, etnólogo norueguês que através de sua “Expedição Kon-Tiki” provou sua ousada tese. Em 1947, o pesquisador Thor, vivido no filme pelo ator Pål Sverre Hagen, tinha uma tese ousada para a época: ele acreditava que a Polinésia tinha sido ocupada primeiro pelos povos da América do Sul, e não pelos povos do oeste, como diziam os livros de História. Para comprovar que essa versão da história era possível, Thor decidiu construir uma pequena jangada, com os mesmos materiais de séculos atrás, e chamou cinco tripulantes inexperientes para partir com ele, do Peru, em uma viagem de três meses, considerada por todos como uma aventura suicida. Enquanto flutuam pelo oceano Pacífico, torcendo para serem levados à direção correta, os homens enfrentam problemas com tempestades, tubarões, baleias, recifes de corais e com a própria jangada, que corre o risco de se desfazer a qualquer momento. O filme, baseado nos documentos e filmes da expedição, é uma representação dramatizada com qualidade daquela ousadia, pois concorreu ao Oscar/2013 entre os cinco indicados a Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Encerrando a semana, será exibida na sexta-feira, dia 15, a comédia espanhola de Daniel Sanchéz Arévalo A Grande Família Espanhola. Um casamento na Espanha ocorre durante a inesquecível final da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul em 2010. Aquele dia de catarse coletiva, com o país paralisado, uma família de cinco irmãos com nomes bíblicos - Adán, Benjamim, Caleb, Daniel e Efraim - também terá de enfrentar o maior jogo de suas vidas. Eles podem ganhar? E ganhar de qualquer maneira? Você pode perder com dignidade? Você tem que jogar para atacar ou defender e jogar no contra-ataque? As divertidas situações que eles criam e que envolvem os convidados da festa revelam também a face dramática de alguns deles. O filme recebeu dois prêmios no Goya Awards em 2014.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.