Alunos de Engenharia Química apresentam resultados de pesquisa dia 20

Matéria-prima do sabão é oriundo do Restaurante UniversitárioMatéria-prima do sabão é oriundo do Restaurante Universitário

No próximo dia 20 de janeiro, alunos do curso de Engenharia Química apresentam os resultados de trabalhos elaborados com foco na criação de produtos sustentáveis.

Um desses trabalhos "Sistema de produção de sabão em pó a partir do óleo residual do restaurante universitário da Ufam", dos acadêmicos Carla Lorena Queiroz e Yuri Silva Sarmento, que teve como objetivo originar um sabão em escala piloto para comercialização, a fim de capitalizar recursos e conhecimento técnico para o curso, constará entre as apresentações, que acontecerá na sala 6, no horário de 18h.

Segundo o professor orientador do trabalho, do Departamento de Engenharia Química, Johnson Pontes de Moura, de uma forma geral, a maioria dos resíduos de óleo de cozinha é descartada de forma inadequada na rede de esgoto, os quais se acumulam nos encanamentos, causando entupimentos, refluxo de esgoto e até o rompimento das redes de coleta.

Além disso, os óleos podem causar danos irreversíveis quando despejados nos córregos, rios e lagos, dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água além de formar uma camada gordurosa nas margens dos lagos e rios piorando os quadros de enchentes. “A destinação de óleo de cozinha residual em sabão através da Saponificação não é novidade na comunidade científica brasileira, inclusive, existem muitos projetos que já tangem o nível social além do ambiental”, explicou o professor.

Na oportunidade, ainda de acordo com o professor, haverá entrega de amostras de sabão em pó. “Os alunos deste projeto estão, inclusive, abrindo uma microempresa de sabão em pó atendendo a todos os parâmetros físico-químicos e de controle de qualidade bem rígidos conforme normas técnicas do setor de produção de sabão”, disse.

Os outros trabalhos que constam na programação são: “Análise das rotas Tecnológicas para produção de Biogás com a utilização de resíduos agrícolas” e "Indústria de produção de cerveja de açaí", que possibilitará ao público, a experimentação do produto.