Seminário Internacional de Sustentabilidade terá resultado de pesquisas sobre biogás

Sabão residual é feito de dejetos de dejetos de matrizes suínasSabão residual é feito de dejetos de dejetos de matrizes suínas

Durante três dias, pesquisadores, estudantes, executivos e profissionais atuantes das empresas de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Mineração, Energia, Petróleo, Gás e Saúde irão se reunir em Manaus para participar do 1º Seminário Internacional de Sustentabilidade (Sintes). Programado para o período de 7 a 10 de abril de 2015, o evento é promovido pelo Grupo Italiano A21G, que reúne empresas da área de Engenharia e Arquitetura.

Como foma de aliar conhecimento e a exposição de produtos avançados com vistas ao mercado de maneira sustentável, a academia dá sua contribuição com inúmeras pesquisas. Uma delas é a do professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Amazonas, Johnson Pontes de Moura, que participa do evento com a palestra: "Estudo das rotas tecnológicas para produção de biogás e da influência da composição química de dejetos de matrizes suínas na qualidade de biogás gerada por biodigestor na matriz energética brasileira". 

Segundo ele, o trabalho a ser apresentado retrata a forma de energia renovável que é o biogás produzido a partir dos dejetos de matrizes suínas. O intuito seria retratar a potencialidade técnica, econômica e ambiental de aproveitamento do que seria resido para o ambiente e, através de uma análise criteriosa, realizar uma conscientização coletiva nas regiões ribeirinhas do estado Amazonas.

“Em vez de essas populações gastarem em torno de R$ 45 a R$ 50 em botijões de gás, as quais não são formas renováveis de energia, nós fazemos uso de dejetos de casca de frutos e capim-elefante para produzir o próprio gás”, explicou, dizendo que em Novo Airão, cidade a 180 quilômetros de Manaus, as experiências já vem sendo realizadas. 

"Agora vamos coletar informações e fazer um estudo de caso sobre essa nova modalidade de geração de energia. Além de abordar essa temática, também estarei coordenando o Grupo de Trabalho do SINTES-UEA/EST, da Faculdade Superior de Tecnologia e IPGC/PA, com a iniciativa e o apoio do Grupo Italiano A21G", revelou.

A apresentação da palestra do professor da UFAM será no dia 8, às 19h, na Arena do Conhecimento, na Av. Darcy Vargas, 1200, bairro parque 10 de novembro. 

Outros professores da Ufam também participarão do 1º Seminário como palestrantes. Falando sobre "O Amazonas no século XXI - A Vez da Inovação", o professor do curso de Economia, Jefferson Praia, abordará no dia 7, às 15h, os temas: empreendedorismo, Amazônia, economia regional, economia brasileira e desenvolvimento sustentável. A palestra acontece às 15h, do dia 7. Pela Faculdade de Tecnologia (FT/UFAM), do curso de Engenharia Elétrica, o professor José de Castro Correia falará sobre "A política de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas no contexto do Desenvolvimento Sustentável", que acontece dia 8, às 10h. 

Programação - O 1º Seminário Internacional de Sustentabilidade (Sintes) tem na sua programação palestras, mini-cursos, workshop e visitas técnicas. Outro destaque ficará por conta da instalação de uma Mini Usina nas dependências da Escola Superior de Tecnologia (EST), para proporcionar aulas práticas sobre energia sustentável para os alunos da UEA, além introdução de novos produtos avançados na área de tecnologia e sustentabilidade ao mercado consumidor, por meio de seminários, oficinas e visitas técnicas.

 

 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable