Aventuras com Garotos e Garotas na programação do Cine & Vídeo Tarumã

Seja pelo grande criacionismo imaginativo ou seja pela forma como capta o espectador para esse mundo do universo cinematográfico, as aventuras no cinema sempre foram bem-vindas. Aventuras estas, que envolvem personagens curiosos que se tornam heróis do grande público, levando-os por uma viagem através de histórias cada vez mais diversas. Então, para se despedir de 2014, o Cine e Vídeo Tarumã da UFAM, que retorna somente no dia 5 de Janeiro de 2015, selecionou três filmes que formam a última programação do ano, são eles: Uma Viagem Extraordinária, de Jean-Pierre Jeunet; Foxfire - Confissões de uma Gangue de Garotas, de Laurent Cantet e Bekas, de Karzan Kader.

Nesta Quarta-Feira, dia 17, o filme escolhido é Foxfire - Confissões de uma Gangue de Garotas, de Laurent Cantet. Um grupo de garotas, cansadas dos abusos que sofrem diariamente na fábrica em que trabalham, resolvem criar uma gangue só de mulheres chamada Foxfire. Elas carregam uma tatuagem específica nos ombros para identificar quem pertence ao grupo. O bando irá usar de violência para se vingar das humilhações sofridas nas mãos dos homens.

O filme Uma Viagem Extraordinária, de Jean-Pierre Jeunet, será exibido na quinta-feira, dia 18.  Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

E pra fechar a programação, na sexta-feira, dia 19, será apresentado o filme Bekas, de Karzan Kader. Iraque, no início de 1990 era uma terra devastador para sobreviver. Quando pensamos no Iraque, a primeira coisa que tende a aparecer em nossas mentes é a guerra e Saddam Hussein. Mas há um outro lado também - é talvez o país mais notório no mundo e que atende pelo nome Curdistão. Bem-vindo ao BEKAS. Esta é uma história sobre dois irmãos desabrigados (Zana, 7) e (Dana, 10) que vivem no limite da sobrevivência. No começo da história que um vislumbre de Superman através de um buraco na parede no cinema local. Zana e Dana decidem que querem ir para a América e viver com Superman. Assim que chegar lá, ele pode resolver todos os seus problemas, as suas vidas fácil e punir todos que tem sido significativo para eles. Zana, o irmão mais novo, começa a fazer uma lista de todas as pessoas que ele vai dizer Superman para punir. No topo da lista está Saddam Hussein. Dana, por outro lado faz um plano concreto para o que eles precisam para chegar lá; dinheiro, passaportes, transporte e uma maneira de chegar do outro lado da fronteira. Infelizmente, eles não têm nem daqueles. Mas, apesar de tudo o que eles decidem seguir o sonho.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.