Novos filmes sul-americanos na programação do Cine e Vídeo Tarumã

Após um período de florescimento do cinema na América do Sul nos anos 1960, o impacto das ditaduras militares nesses países provocou um descompasso com a produção mundial e um cinema mais social, questionador e de autor deixou praticamente de existir. A despeito de certas particularidades, o que se viu nas décadas seguintes foi uma cinematografia voltada ao entretenimento leve, despreocupada politicamente com o processo real e às “tendências do mercado”. Apenas nos anos 1990 e início deste século volta a existir um cinema sul-americano que ganha espaço e reconhecimento mundial por seus atributos técnicos e estéticos, ocupando espaços de merecimento em festivais e mostras internacionais. A cinematografia brasileira e a argentina é a mais profícua, mas aos poucos ela vai ganhando espaços na construção de um pensamento cinematográfico próprio, latino e sul-americano. A programação da próxima semana do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, está voltada a apresentar exemplos desse novo momento pelo qual estão passando alguns países da América do Sul. Assim, foram escolhidos os filmes Contracorrente, de Javier Fuentes-Léon (Peru);Gloria, de SebastiánLelio (Chile) e Gigante, de AdriánBiniez (Uruguai).

Por motivo do feriado religioso de segunda-feira, a sessão iniciante da semana ocorrerá na terça-feira, 9, apresentando o filme Contracorrente, de Javier Fuentes-Léon.A história acontece num pequeno povoado de pescadores, no litoral peruano. Miguel (Cristian Mercado) é um pescador respeitado, casado com Mariela (Tatiana Astengo) e está prestes a ganhar o primeiro filho. Mas ele também guarda um segredo de todos: um romance com o artista plástico Santiago (Manolo Cardona), também chamado pelos moradores de Príncipe Encantado. Seu dilema aumenta quando chega a notícia de que Santiago sofreu um acidente e está morto. É quando o espírito de Santiago aparece para fazer um pedido a Miguel: ele terá de encontrar seu corpo no mar e conduzir os rituais fúnebres para que sua alma descanse em paz. Fazendo isto o segredo de Miguel poderá ser revelado para toda a aldeia... O tema do homossexualismo aqui tratado ganha maior profundidade não só por se tratar de um quase tabu em comunidades rurais, mas pelo tom alegre e descontraído em como ele é apresentado. O filme ganhou nove prêmios, dentre eles o de Melhor Filme no Festival de Cinema Latino de Chicago/10; no Festival de San Sebastián/09 e no Sundance Film Festival/10.

Glória, de SebastiánLelio, será o filme a ser exibido na quarta-feira, 10. Em Santiago do Chile, vive Gloria (Paulina García),uma mulher divorciada e solitária de 58 anos, cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Como se recusa a ficar sozinha em casa às noites, ela tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade. Ela não é uma mulher sedutora, tampouco é uma mãe amargurada ou uma mulher divorciada de coração partido. Lá ela conhece vários homens, com os quais costuma se empolgar e, tempos depois, se decepcionar. A situação muda quando conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um ex-oficial da Marinha, sete anos mais velho. Gloria se apaixona e passa até mesmo a aspirar um relacionamento permanente, mas logo é obrigada a confrontar alguns dos seus segredos mais obscuros. O filme impulsionou o novo cinema chileno em tratar com descontração e humor os percalços de um segmento feminino que não aceita o condicionamento clássico que deve adotar quem chega à faixa da chamada “terceira idade”. O filme foi premiado 17 vezes em diversos festivais internacionais, dentre eles o Urso de Prata de Melhor Atriz (P.G.) no Festival de Berlim/13; Melhor Filme no Festival de Havana/13 e no Ariel Awards/14 (México).

Fechando a programação da semana, será apresentado na sexta-feira, 12, o filme uruguaio Gigante, de AdriánBiniez. Na trama, que transcorre em Montevidéu, Jara (HoracioCamandule), um grande e tímido segurança de supermercado, descobre Julia (Leonor Svarcas) pelas câmeras de vigilância. Ela trabalha como faxineira no local e passa a ser acompanhada por Jara. Apaixonado por ela, sua vida passa a girar em torno da rotina dessa mulher e pelo desejo de conhecê-la. Jara usa de todos os seus poderes como vigilante e segurança do local para vigiar cada passo da moça, dando assim início a uma forte, mas delicada obsessão. Este drama ganhou 16 prêmios, dentre eles o Urso de Prata de Melhor Direção e Melhor Filme de Estreante no Festival de Berlim/09; e os Kikitos de Ouro de Melhor Ator (H.C.), Roteiro e Filme no Festival de Gramado/09.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da TakeVideo Locadora.