UFAM e UFSC promovem Colóquio “Saberes e Ciência Plural no INCT Brasil Plural“ entre os dias 24 e 26

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina promove, entre os dias 24 e 26 de novembro, na Academia Amazonense de Letras, o Colóquio “Saberes e Ciência Plural no INCT Brasil Plural“, que tem como objetivo discutir temas como “Museu, memória e arte”, "Pluralismo e Interculturalidade”, “Saberes e diálogos: perspectivas/experiências de indígenas na pós-graduação”, “Sociombiente e cosmologias”, “Educação intercultural”, entre outras abordagens. 
 
A abertura acontece na tarde do dia 24, às 14h, com a Mesa Redonda: “Museu, memória e arte”, que tratará das experiências de Museus e outras redes que visam uma troca entre as coletividades específicas e as instituições, sejam estas governamentais ou não. A coordenadora e debatedora será Esther Jean Langdon, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 
 
Como palestrantes, o evento contará, ainda, com Maria Helena Ortolan, do Museu Amazônico/PPGAS/UFAM, Rafael Victorino Devos, do PPGAS/UFSC, Lígia Raquel Soares, do PPGAS/UFAM, Rita de Cácia Oenning da Silva, do Instituto Brasil Plural e Deise Lucy Oliveira Montardo - PPGAS/UFAM. 
 
Na oportunidade serão lançados os livros: “Arte e Sociabilidades em perspectiva antropológica”, organizado por Deise Lucy Montardo e Maria Eugênia Dominguez, “Uma floresta de disputas”, de  Edviges Ioris, “A terra do não-lugar”, organizado por Paulo Raposo ET AL, “A Festa da Jaguatirica”, de Rafael Bastos, “Etnobiologia e Povos Indígenas”, organizado por Moacir Haverroth. 
 
A programação segue pelo início da noite, às 18h30, com a palestra "Pluralismo e Interculturalidade", com Miguel Bartolomé, do Instituto Nacional de Antropologia e Historia (INAH), Oaxaca-ME. 
 
No dia 25 de novembro, das 9h às 12h, será realizada a Mesa-Redonda “Saberes e diálogos: perspectivas/experiências de indígenas na pós-graduação”, por meio da qual a ideia é apresentar e discutir, a partir da perspectiva/experiência de indígenas, estudantes e formados na pós-graduação como os saberes locais se relacionam com políticas públicas e/ou instituições, trazendo as dificuldades, contribuições e desafios para a construção de uma ciência plural baseada em diálogos simétricos. 
 
A coordenação da mesa será feita pelo professor João Rivelino Rezende Barreto, do PPGAS/UFAM. Os debatedores serão Gilton Mendes dos Santos, do PPGAS/UFAM e os palestrantes Dimas Fonseca Pereira, do PPGAS/UFAM, João Paulo Lima Barreto, do PPGAS/UFAM, Joziléia Daniza Kaikáng, do PPGAS/UFSC, Iranilde Barbosa dos Santos, do  PPGAS/UFAM. 
 
À tarde, a partir das 14h, dar-se-á a Mesa redonda: “Sociombiente e cosmologias”, que trata dos saberes “holísticos” e a relação entre ambiente, percepção, cosmologias, territorialidades e política, com os palestrantes Neres de Lourdes da Rosa Bitencourt, do IBP/UFSC, Márcia Calderipe Rufino, do PPGAS/UFAM, João Paulo Lima Barreto, do PPGAS/UFAM, Raquel Paiva Dias-Scopel, da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Leônidas e Maria Deane, da FIOCRUZ/AM, sob a coordenação da professora Edviges Ioris - PPGAS/UFSC e debatedor Odair Giraldin, da UFT e PPGAS/UFAM. 
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Cartaz Coloquio.pdf)Cartaz Coloquio.pdf[ ]762 kB
Fazer download deste arquivo (Folder Coloquio.pdf)Folder Coloquio.pdf[ ]474 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable