Literatura Francesa ganha sua primeira semana na Ufam de 16 a 19 de dezembro

Demanda dos acadêmicos de Língua e Literatura Francesa em promover a Literatura Francesa através dos trabalhos desenvolvidos por eles durante a graduação (o que inclui não apenas trabalhos acadêmicos, mas também atividades experimentais como adaptação de textos da literatura francesa para o teatro), a I Semana de Literatura Francesa – Selifran acontece de 16 a 19 de dezembro na Ufam.

Segundo a professora Stephanie Girão, coordenadora do evento, a  motivação de alunos e professores é consolidar a semana no calendário acadêmico da Universidade: “Com o respectivo engajamento tanto dos discentes quanto dos docentes em realizar a SELIFRAN, o curso como um todo já planeja tornar este um evento bienal, e a expectativa é que em 2016 haja a segunda edição do evento”.

A programação conta com a participação do Prof. Dr. Sidney Barbosa, da UnB, na abertura do evento com a conferência “A contribuição de Balzac para o romance contemporâneo”, duas mesas redondas e comunicações com participações de representantes de diversas IES públicas e privadas, cujas temáticas atravessam os diversos segmentos da literatura francesa como Filosofia, Letras e Artes.

Além da programação acadêmica a I SELIFRAN conta ainda com intervenções culturais como Sarau de Poesia Francófona promovido pela ARII através dos alunos do programa PEC-G, adaptação teatral do conto “A lenda de São Julião Hospitaleiro” de Gustave Flaubert e intervenção cênica do Grupo de Pesquisa Tabihuni, da UEA.

“Espera-se com esse evento a sensibilização ao estudo da Literatura Francesa em seus aspectos transversais com literaturas outras e também a ampliação das possibilidades para a comunidade acadêmica no que tange à divulgação dos estudos dedicados à cultura de expressão francesa”, pontua a coordenadora.

Desta forma, a I SELIFRAN pretende discutir com um conjunto mais amplo da comunidade acadêmica da UFAM, as produções de alunos e professores de Literatura Francesa em Ensino, Pesquisa e Extensão, além de apresentar e incentivar a produção acadêmica de docentes e discentes, envolvidos em Projetos de Pesquisa e/ou Extensão relacionados a disciplina(s) de Literaturas de Língua Francesa, seja se tratando de projetos vigentes ou já concluídos e também tem como um dos seus objetivos promover a transdisciplinaridade entre os cursos de Línguas Estrangeiras e áreas afins, através de temas propostos pela Literatura Francesa.

A I Semana de Literatura Francesa acontecerá dos dias 16 a 19 de dezembro de 2014, no horário vespertino, no Auditório Rio Solimões, ICHL. Evento é coordenado pela professora Stéphanie Girão e vice-coordenado pela professora Lileana Mourão Franco de Sá – DLLE/Francês

Anexos:
Fazer download deste arquivo (folder selifran (1).pdf)folder selifran (1).pdf[ ]326 kB