Encontro de Ideias promove palestra de Willi Bolle
O Grupo de Pesquisa Amazônia e Pensamento Contemporâneo, do Núcleo de Estudos Sobre a Teoria Crítica, realiza o evento “Encontro de Ideias Caminhos da Teoria Crítica”,nesta quarta-feira, 19, às 15h, na sala 14 do bloco Mário Ypiranga Monteiro, ICHL, setor Norte do campus, com a palestra “Walter Benjamin: minha participação em sua difusão e recepção no Brasil”, proferida pelo professor Willi Bolle da Universidade de São Paulo (USP).
Já na sexta-feira, 21, às 9h, na sala 6, do bloco Mário Ypiranga Monteiro, no ICHL, ocorre a sengunda palestra do professor Willi Bolle, (aula de encerramento do evento) sobre o professor Dulcídio Jurandir (intérprete da Amazônia), intitulada “Uma abordagem à luz da Teoria Crítica”.
O coordenador do evento, o professor Renan Freitas Pinto, ressaltou a importância de Willi Bolle como o grande tradutor de Walter Benjamin. “A vinda do professor Willi Bolle representa a continuidade do ciclo de conferência que começamos em 2012. Em 2013 também realizamos algumas palestras e agora estamos encerrado o trabalho do ano de 2014, com o professor e, em dezembro, com o professor Rodrigo Duarte. Em sua palestra o professor Willi Bolle vai se referir a experiência com Walter Benjamin. Ele foi o grande tradutor da maior obra do filósofo alemão “Passagens”. Ele e uma grande equipe de tradutores do alemão traduziram a obra e graças a “Documentos de Cultura e Documentos de Barbárie” contribuiu para difusão de Walter Benjamin no Brasil”, afirmou o coordenador.
“O outro tema que será abordado pelo professor Willi Bolle é o estudo sobre o romancista paraense Dulcídio Jurandir. Além do trabalho crítico sobre o
romance de Jurandir, vem trabalhando uma adaptação teatral da obra”, ressaltou Renan Freitas Pinto.Os interessantes em participar do evento podem procurar a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA) no ICHL. Será expedido certificado de participação por meio da Proexti.