Cine e Vídeo Tarumã Apresenta Filmes sobre Traumas e Neuroses

Na programação desta semana do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, estão presentes filmes que abordam temas que reproduzem situações traumáticas e neuróticas. Se os traumas são situações que todos nós vivenciamos no cotidiano de uma forma ou de outras, isto já não acontece com as neuroses, que refletem o desconforto em forma de pressão que alguns indivíduos sentem em suas relações sociais e que trazem prejuízos ao seu crescimento pessoal. Elas se dividem em algumas denominações, conhecidas do grande público como fobias. O fato é que as duas questões caminham juntas com o cinema; elas são grandes motivos de desfechos em filmes. A análise psicológica de personagens que possuem essas condições sempre foi objeto de apreciação de alguns cineastas e que se transformaram em histórias marcantes, como nos filmes de Ingmar Bergman, Antonioni e Hitchcock, por exemplo. Em sua programação semanal, o Cine & Vídeo Tarumã escolheu três filmes recentes que voltam a abordar essas temáticas: Obsessão, de Lee Daniels; Amor Obsessivo, de Roger Michell e Esquizofrenia, de Lodge Kerrigan.

A semana começa com Obsessão, do americano Lee Daniels, sendo exibido na segunda-feira, dia 10. Ward (Matthew McConaughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro. O filme mistura drama com suspense e foi indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2012 e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante para Nicole Kidman.

Na quarta-feira, 12, será apresentado o filme Amor Obsessivo, do diretor inglês Roger Michell. Na trama, Joe Rose (Daniel Craig) é um escritor e professor bem-sucedido, cuja vida racional entra em uma queda vertiginosa de culpa, depois que assiste a um grotesco e fatal acidente com um balão, quando está fazendo um piquenique com sua namorada Claire (Samantha Morton). Jed Perry (Rhys Ifans), outro homem envolvido nesse dia fatídico, persegue Joe, procurando consolo e tentando compreender a tragédia que ambos testemunharam. Jed logo se torna tão inevitável a Joe quanto sua culpa, e ambos se lançam a uma definitiva e assustadora escolha, criada por uma destrutiva natureza obsessiva ou por uma verdadeira persistência do amor.

Fechando a programação da semana, na sexta-feira, 14, será exibido o filme Esquizofrenia, do diretor Lodge Kerrigan. William Keane (Damian Lewis), de 30 anos, é um homem atormentado por um sentimento de culpa: ter tirado os olhos de sua filha Kira (Abigail Breslin) por um breve momento. A busca diária por informações sobre o suposto desaparecimento em um terminal de ônibus de Nova York não é seu único conflito: a batalha contra uma devastadora esquizofrenia transforma sua vida. Entre a dor e conflitos, como distinguir o real do imaginário? O diretor norte-americano, que se enquadra entre os da geração do cinema independente, possui uma filmografia curta e espaçada, mas de forte conteúdo psicológico. Quase sempre seus filmes são premiados, como este, vencedor de dois prêmios no Festival de Deauville em 2005, além de outros.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.