Ufam participa de congresso sobre gestão pública nos dias 18 e 19

Através de 11 trabalhos acadêmicos, stand e presença de integrantes da Gestão Superior, a Ufam participa do Congresso Amazônico de Gestores Públicos promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas. O evento ocorre de 18 a 19 de novembro, das 8h às 17h, no auditório do TCE.

Com o tema “Governança e Profissionalização no Serviço Público”, o evento vai reunir gestores públicos do Amazonas em nível estadual e municipal e representantes dos demais Estados que compõem a Amazônia Brasileira: Pará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. O Congresso visa o maior aprofundamento dos saberes técnicos e humanos dos gestores públicos em benefício da sociedade amazonense.

A programação prevê relatos de experiências em gestão e perspectivas para o futuro, mesa de debates, exposição, com transmissão via satélite.

A Gestão Superior da Ufam ratifica a preocupação com uma política de valorização e capacitação de seus gestores e servidores, assim desenvolvendo os demais segmentos do tripé ensino – pesquisa – extensão para fomentar resultados acadêmicos a favor da sociedade amazonense. A partir desse entendimento, é que representantes da Universidade apresentam suas experiências, buscam novos panoramas e soluções e discutem temas correlatos.

Os trabalhos apresentados por membros da comunidade acadêmica da Ufam no Congresso Amazônico de Gestores Públicos são:

I – Publicações dos alunos do Mestrado em Contabilidade e Controladoria:

1.      Avaliação da aderência aos critérios internacionais de transparência para a divulgação e apresentação das contas públicas municipais. Autores: Clilson Castro Viana;Carla Macedo Velloso dos Santos Tamer;Waldemar Antônio da Rocha de Souza;Mariomar de Sales Lima;

2.      Análise das Despesas Orçamentárias com Segurança Pública no Brasil.Jonathan Alves Galdino, Maria da Glória Vitório Guimarães, Manoel Martins do Carmo Filho.

3.      Gestão e Sustentabilidade: um estudo de caso sobre a política pública de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas. Autora: Silvania Queiroz e Silva.

4.      A gestão do centro de referência de assistência social – CRAS/redenção em Manaus

II – Trabalhos do PIBIC

1.      Acesso às informações públicas. Orientadora: Clara Maria Lindoso e Lima/FD;

2.      Fundos Públicos: um estudo sobre o destino dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência no Amazonas Orientadora: Lucilene Ferreira de Melo/Serviço Social/ICHL;

3.      Avaliação das Ações do Setor Público por Meio da Demonstração do Resultado Econômico: Análise em uma Instituição Pública de Ensino Superior. Orientador:Waldemar Antônio da Rocha de Souza – Orientanda:Kamila Bezerra dos Santos.

III – Publicações de pesquisadores na área de Gestão Pública

1.      Técnicas de Prospecção e Análise de Cenários Futuros nos Governos e Administração Pública do Brasil: Revisão da Produção Científica Brasileira de 2001 a 2010. Autor: Prof. Dr. Maurício Brilhante Mendonça.

2.      A política pública de educação inclusiva: o direito ao atendimento educacional especializado no município de Manaus. Autores: Luiza Mara dos Santos e Maira Almerinda de Souza Matos.

3.      A gestão do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Redenção em Manaus. Autor: Keyseane Santos da Silva.

4.      Governo eletrônico: a gestão da relação estado-sociedade no uso da internet. Autora: Prof.ª Dr.ª Kleomara Gomes Cerquinho.

Confira a Programação do evento:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (CONG_GESTORES_PUBLICOS_site.jpg)Congresso de Gestores[ ]883 kB