Cine e Vídeo Tarumã exibe filmes brasileiros

O cinema nacional teve muito altos e baixos e hoje vive num momento em que o mercado comercial de entretenimento ganha força, ou seja tem se muito mais quantidade do que qualidade, filmes de comédias e aventuras são o ponto forte das produções que definem as salas de cinema pelo país . Hoje, ele não tem tanta repercussão internacional quanto o Cinema Novo, que foi influenciado pelo neo-realismo italiano e pela "nouvelle vague" francesa, mas apesar disso, entre as safras anuais, sempre aparece um filme que ultrapassa os limites desse molde cinematográfico que se instaurou no país e marca de certa forma pessoas e críticos, tanto nacionais e internacionais. São filmes que vem ganhando destaque por rejeitarem certas temáticas, já saturadas pela repetição, e aderirem a novas, como a questão da homossexualidade. Houve poucos filmes brasileiros que abusaram e ousaram dessa temática, que vem crescendo e ganhando espaço no território nacional, e o Cine e Vídeo Tarumã escolheu três filmes, que retratam a mesma temática de formas diferentes, mostrando a versatilidade que o Cinema Brasileiro pode ter, são eles: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, Praia do Futuro, Karim Aïnouz e Tatuagem, de Hilton Lacerda.

Na segunda-feira, dia 03, a semana começa com Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro. A trama se passa com Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Praia do Futuro, Karim Aïnouz, será o filme a ser apresentado na quarta-feira, dia 05. Praia do Futuro, Ceará. Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Para fechar a semana, será exibido na sexta-feira, dia 07, o filme Tatuagem, de Hilton Lacerda. Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.