Cine & Vídeo Tarumã presta homenagem a Hugo Carvana

A manhã de sábado, dia 4 de outubro, foi um dia de pesar para a teledramaturgia e o cinema nacional, pois o ator, diretor e cineasta Hugo Carvana faleceu, aos 77 anos, no Rio de Janeiro. Ele teve mais de 40 anos dedicados à profissão e ainda fez parte do movimento Cinema Novo no Brasil. Nas telonas, dirigiu filmes como "Se Segura, Malandro!" (1978), "Bar Esperança (O Último Que Fecha)" (1983), "O Homem Nu" (1997), "Casa da Mãe Joana (2008) e "Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo" (2011). Carvana inclusive chegou a receber uma homenagem no Festival de Cinema do Rio de Janeiro pelo longa "Vai trabalhar, Vagabundo!", o seu primeiro filme, de 1973.  Foi ator em mais de 50 filmes e algumas telenovelas. E através dessa vivência criou personagens que povoam o universo carioca, como o típico "malandro". Desejando prestar uma homenagem a esse talentoso e criativo artista tipicamente carioca, o Cine & Vídeo Tarumã exibirá durante esta semana três filmes que simbolizam as etapas criativas de Hugo Carvana: Vai Trabalhar, Vagabundo!, Bar Esperança (O Último Que Fecha) e Casa da Mãe Joana.

Na segunda-feira, dia 20, a semana começa com Vai Trabalhar, Vagabundo!, seu primeiro longa-metragem, realizado em plena ditadura militar (1973). A trama se passa quando Dino, um malandro carioca, vivido pelo próprio Carvana, sai da prisão depois de um longo tempo e, sem dinheiro, utiliza seu talento para trambiques para ganhar algum. Preocupado com o fim da malandragem carioca e ao saber que o local onde jogava sinuca está em baixa, ele elabora um plano que fará que o maior confronto da história da malandragem – uma disputa entre Babalu (Nelson Xavier) e Russo (Paulo Cesar Pereio) – aconteça mais uma vez. Só que Russo está internado em um hospício desde sua última derrota e Babalu deixou a sinuca após se casar (e ser vigiado de perto) com Vitória (Rose Lacreta), o “prêmio” da disputa com Russo. Mas nada que Dino não possa resolver... O filme ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Filme no Festival de Gramado de 1974.

Bar Esperança- O Último Que Fecha, de 1983, será o filme a ser apresentado na quarta-feira, dia 22. O Bar Esperança é o ponto de encontro de todos os intelectuais, artistas e pessoas da noite e agora se juntam para impedir que seu recanto favorito encerre as atividades. Encontram-se lá a atriz de teatro e televisão Ana (Marília Pêra), casada com Zeca (Hugo Carvana), autor de peças que se demitiu da televisão por não aguentar mais o esquema imposto, o artista plástico Valfredo (Anselmo Vasconcelos), os jornalistas boêmios Iva (Nelson Dantas) e Profeta (Wilson Grey), a pesquisadora Nina (Louise Cardoso), Cabelinho (Paulo Cesar Pereio), Cotinha (Sílvia Bandeira), Tuca (Luiz Fernando Guimarães), além de Dona Esperança (Telma Reston), a dona do bar. É a luta deles por impedir a demolição do bar que se mistura aos conflitos íntimos de cada um. Venceu novamente o Festival de Gramado em 1983, conquistando três Kikitos de Ouro.

Por conta do feriado municipal do dia 24, o terceiro filme - Casa da Mãe Joana -, de 2008, será exibido na quinta-feira, dia 23, fechando a semana. O filme conta a história de Juca (José Wilker), PR (Paulo Betti), Montanha (Antônio Pedro) e Vavá (Pedro Cardoso), amigos que, vagabundos por ideologia e farristas por natureza, moram juntos em um apartamento velho de classe média. Agora, todos serão despejados em breve caso não paguem a hipoteca do apartamento. Eles decidem aplicar um golpe em uma joalheria e são bem-sucedidos. Só que Vavá foge com o dinheiro e com Laura (Malu Mader), a esposa do joalheiro (Cláudio Marzo). Perseguidos e sem dinheiro, resta a Juca, PR e Montanha fazer o que mais destestam para sobreviver: trabalhar.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.