Maestro Nivaldo Santiago recebe homenagem por sua contribuição na música nortista

Após deliberar sobre questões administrativas, o Conselho Universitário da Ufam discutiu, no início de maio, a indicação do maestro Nivaldo Santiago para receber o título de professor emérito por sua trajetória na Música da região Norte e, sobretudo, para o desenvolvimento acadêmico das Artes na Universidade. A cerimônia acontece no dia 3 de novembro, no Teatro Amazonas, às 20h.

O Maestro Nivaldo de Oliveira Santiago nasceu no Amazonas, no dia 14 de julho de 1929. É professor de música, compositor e regente. Graduou-se em piano pela Faculdade de Música “Carlos Gomes”, em São Paulo, estudou órgão em Bolonha, Itália, onde teve a oportunidade de apresentar-se com conjuntos vocais e instrumentais. No Brasil, foi aluno de Ângelo Camin, formador de uma geração de organistas, na cidade de São Paulo. Especializou-se em Musicologia, sob orientação do professor Macário Santiago Kastner, em Lisboa, Portugal, como bolsista da Fundação “Calouste Gulbenkian”. Frequentou cursos de composição, regência coral e orquestral com João Gomes Jr., Emerich Csamer, Fritz Iöede e Michel Corboz, no Brasil e no exterior.

Ao longo de mais de 60 anos Nivaldo Santiago vem se dedicando ao desenvolvimento do Canto Coral no país, sendo pioneiro na criação de corais desde São Paulo, e principalmente no norte, onde o Coral “João Gomes Jr.”, está em atividade, em Manaus, AM, desde 1956, por sua iniciativa. Criou e dirigiu por vários anos o Coral Universitário, o Madrigal “Camerata de Belém”, e a Orquestra da Universidade Federal do Pará, bem como o Coral Universitário do Amazonas.

Nivaldo de Oliveira Santiago foi responsável pela transformação do Conservatório de Música Joaquim Franco em unidade acadêmica da Universidade do Amazonas, em 1968. Sendo diretor do antigo Instituto de Letras e Artes, hoje Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL. Em 2009, o maestro foi homenageado com o livro “Nivaldo Santiago: uma Amazônia em música” por seus 80 anos e pela criação do Coral João Gomes Júnior.