Cine & Vídeo Tarumã faz homenagem aos professores

Nesta semana, o "Cine & Vídeo Tarumã", da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), exibe uma programação em homenagem a umprofissional de grande valor na vida de todos, o professor. Que apesar das diversas dificuldades do sistema educacional, determinam de uma certa forma o futuro de seus alunos, que vão de colégios internos a escolas da periferia.Eles lidam com realidades distintas que determinam sua trajetória profissional e educacional. Tem de lidar com alunos recém chegados de esperança ou, em inúmeras vezes, de problemas, mas que acabam por despertar-lhes o interesse bem além da sala de aula. E é diante disso, que o Cine & Vídeo escolheu três filmes que resumem a luta diária de ensinar e as dificuldades enfrentadas pela profissão, são eles: Nenhum a Menos, deZhang Yimou,Sociedade dos Poetas Mortos, dePeter Weir,A Educação Proibida, deGermanDoin.

Na segunda (13), será exibido o filme “Nenhum a Menos”, deZhang Yimou. Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se

ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, WeiMinzhi, para o substituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Um dos alunos mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar na cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Wei parte em busca do menino, na esperança de que quando o professor titular retornar, não encontre nenhum à menos.

Na quarta-feira (15), vamos exibir o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, de Peter Weir. Em 1959 na WeltonAcademy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Fechando a programação, na sexta-feira (17), temos o “Educação Proibida”, de GermanDoin.Documentário que procura questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma como se concebe a educação, visibilizando experiências educativas diferentes e não convencionais, que propõem a necessidade de um novo paradigma educativo.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da TakeVideo Locadora.