VIP recebe alunos de Pitinga, na segunda, 13, e do Ifam de Tabatinga, na quarta, 15 de outubro

Alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Pitágoras de Pitinga visitam o Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho nesta segunda, 13, pela parte da manhã, com o objetivo de conhecer a Ufam, suas ações e atividades. A visita faz parte do projeto “Expedição Manaus”, instituído pela escola, que intenciona apresentar aos estudantes futuros locais em que poderão fazer um curso de ensino superior de qualidade. Participam da visitação 10 alunos matriculados no Processo Seletivo Contínuo-PSC UFAM, que almejam se tornar acadêmicos da Universidade no ano de 2015. Além dos alunos, participam também da visita um professor, um coordenador e um gestor do colégio.

A coordenadora pedagógica do Pitágoras, professora Diana Coelho, explicou que o projeto “Expedição Manauara” tem como objetivo “oportunizar aos alunos da 3ª série do ensino médio conhecerem a Universidade, visto que moramos a 320km de Manaus, e de vivenciarem um pouco a prática para terem noção do que é uma universidade”. O interesse dos alunos recai sobre os cursos de Medicina, Biologia, Biotecnologia, Agronomia e Zootecnia. Anualmente, a direção do colégio inclui a Ufam em seu roteiro de visitação à cidade de Manaus.

Já na quarta-feira, 15, será a vez dos alunos do Instituto Federal do Amazonas –Ifam de Tabatinga, do curso Técnico de Nível em Administração, que passarão o dia inteiro conhecendo o ambiente institucional da Ufam, com o objetivo central de visitar áreas pertinentes à Administração, como as pró-reitorias de Administração e Finanças e Planejamento e Desenvolvimento Institucional, bem como os cursos da Faculdade de Estudos Sociais –FES, com foco no setor público. A visita faz parte do roteiro de programação do projeto do Ifam “Expedição Conhecendo o Polo Industrial de Manaus –PIM”, e em que cujo teor do ofício encaminhado à Reitoria da Ufam versava sobre o interesse dos alunos em “vivenciar os processos administrativos e produtivos desta conceituada instituição”, para que “os profissionais possuam uma perspectiva tão ampla quanto possível das múltiplas formas em que se podem estruturar os mais variados tipos de organizações”.

O monitor da visita é o coordenador do curso de Administração do Ifam, professor Nicolas Neves, responsável por um grupo formado por 27 alunos e cinco professores. Os visitantes ficarão durante os dois turnos, manhã e tarde, na Ufam, almoçarão no RU do Centro de Convivência e assistirão ao filme exibido pelo projeto de extensão Cine e Vídeo Tarumã, projetado no auditório Rio Negro do ICHL.

Os visitantes serão recepcionados pela coordenação do VIP que programou um roteiro levando em consideração o interesse dos visitantes. Serão visitados laboratórios, projetos de extensão e o setor de Segurança do Campus, possibilitando aos visitantes um olhar diferenciado sobre a relevância da Instituição no contexto amazônico, bem como destacar a importância de se ingressar em curso de nível superior, em especial em uma universidade pública federal.

Sobre o VIP

Desde 2008, o Programa possibilita aos públicos interno e externo da Universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando as ações e as atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP é coordenado pela professora Célia Carvalho, do departamento de Comunicação Social.

O VIP já recebeu diversos grupos de visitantes, como comunidades indígenas, estudantes da Ufam, docentes e discentes da rede pública e privada de ensino, de universidades estrangeiras, intercambistas, dentre outros visitantes.