Ufam recebe a décima edição do Simpósio Nacional de Geomorfologia

As constantes preocupações com as questões ambientais constituem no atual contexto das relações acadêmicas e científicas, os alicerces da proposição de novos paradigmas relacionados aos estudos de Geomorfologia. Estes novos paradigmas, representam os pressupostos de uma base teórica, que vislumbra formas de abordagens inovadoras e contemporâneas na análise e interpretações dos fatos geomorfológicos. Os parâmetros utilizados nos estudos propostos pela sustentabilidade ambiental constituem uma destas novas formas de abordagem.

Sob este contexto, a condução de análises geomorfológicas, voltadas para o planejamento ambiental, gestão e gerenciamento do uso e exploração do relevo, requerem, além do diálogo multidisciplinar, a preocupação com o bem estar e a qualidade de vida do homem. Projetos de uso e transformações do relevo nas ações desenvolvidas por profissionais das áreas de Engenharia, Geologia, Cartografia e Geografia, por exemplo, necessita de discussões teóricas sob um viés inovador, neste caso, a sustentabilidade ambiental.

O X Simpósio Nacional de Geomorfologia, a ser realizado de 18 a 22 de outubro, tem como eixo central a “Geomorfologia, ambiente e sustentabilidade”, sem esquecer certas especificidades da geomorfologia com: a evolução de encostas, a questão fluvial e costeira, a interação entre pedologia e relevo, a questão do ensino de geomorfologia, a geocronologia e evolução da paisagem, o planejamento ambiental, o cárste e com a interação com as geotecnologias. O evento é uma parceria entre a UGB - União da Geomorfologia Brasileira, Departamento de Geografia, juntamente com o Programa de Pós-graduação em Geografia da UFAM, e acontece pela primeira vez na Amazônia.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programacao-X-SinageoV7.pdf)Programacao-X-SinageoV7.pdf[ ]403 kB