Migrações na Pan-Amazônia é tema de Seminário Internacional em novembro
O Seminário ‘Migrações na Pan-Amazônia: fluxos, processos sociais e políticas’ tem o objetivo de discutir a questão das migrações no contexto Pan-Amazônico. O evento reunirá pesquisadores locais, nacionais e estrangeiros nos dias 3 e 4 de novembro, na Academia Amazonense de Letras (AAL), situada na rua Ramos Ferreira, 1009 - Centro.
O Seminário é uma realização do Grupo de Estudos Migratórios na Amazônia (Gema), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). As inscrições e a programação do evento serão disponibilizadas na página do PPG.
Para o professor Sidney Silva, buscam-se, através das discussões a serem promovidas durante o evento, as razões pelas quais imigrantes de diferentes nacionalidades circulam entre os vários países da região em busca de melhores oportunidades de emprego, de aperfeiçoamento profissional, entre outros benefícios.
Sobre o evento
O seminário aborda uma realidade complexa e recente na região, que é a presença dos haitianos a partir de 2010. Frente a esse cenário, pretende-se fornecer aportes teóricos para compreender o fenômeno da migração na atualidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a formulação de políticas públicas que visem a incluir imigrantes que se encontrem em condições de vulnerabilidade.
Nessa perspectiva, o evento abordará também questões como a acolhida aos haitianos e solicitantes de refúgio, a inserção no mercado de trabalho, os desafios socioculturais e o exercício da cidadania.
Telefone: (92) 9181-5480