VIP recebe alunos da escola municipal Cesaria Santana de Urucará nos dias 29 e 30

Com o objetivo de estimular a participação dos alunos nos processos seletivos para a entrada em um curso de nível superior, a Escola Municipal Cesaria Santana, localizada no município de Urucará, no baixo rio Amazonas, Lago Carará-Açu, comunidade Sol Nascenteprogramou uma visita à Ufam, que ocorrerá nos dias 29 e 30, durante o dia inteiro, em que os visitantes conhecerão os setores Sul e Norte da Universidade.

A visita servirá de incentivo para que os alunos se dedicam aos estudos visando conseguir uma vaga na universidade por meio dos processos seletivos ENEM e PSC, dando continuidade aos seus estudos para que possam atuar futuramente na localidade em que nasceram.

No projeto enviado à coordenação do VIP estava posto que a escola com essa visita acredita “proporcionar a esses alunos uma visão da academia não como um objetivo distante, mas algo tangível mesmo para filhos de agricultores oriundos de pequenas comunidades rurais”. Foram selecionados nove alunos com melhor rendimento escolar, da 8ª. e 9ª. séries, que serão acompanhados pelos egressos da Ufam, professores Helder Alves Lima, graduado em História, e Scheilly Sampaio Laranhaga, formada em Letras.

A coordenação do VIP construiu um roteiro de visita levando em consideração o interesse dos visitantes, que desejam conhecer os cursos de inglês, pedagogia, história, matemática e agronomia. Além desses cursos, está programada a visitação em laboratórios de outras áreas do conhecimento e no setor de Segurança da Ufam.

A finalidade do VIP é a de possibilitar aos visitantes um olhar diferenciado sob a relevância da Instituição no contexto amazônico, bem como destacar a importância de se ingressar em curso de nível superior, em especial em uma universidade pública federal.

Já na próxima sexta-feira, 3 de setembro, o VIP recebe os alunos do 3º. ano da Escola Nilton Lins. O grupo será acompanhado pelo professor da escola Jefferson Cmbraia.

O VIP já recebeu diversificados grupos de visitantes, como comunidades indígenas, estudantes da Ufam, docentes e discentes da rede pública e privada de ensino, de universidades estrangeiras, intercambistas, dentre outros visitantes.

Sobre o VIP

Desde 2008, o Programa possibilita aos públicos interno e externo da Universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando ações e atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP é coordenado pela professora Célia Carvalho, do departamento de Comunicação Social.

As visitas podem ser agendadas via e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou pelo celular 8415-2419.