Musa tem "Colóquio das Quintas" com professora de Física da Ufam

O Museu da Amazônia (Musa) promove hoje, dia 18, o Colóquio das Quintas, com o tema: Caracterização estrutural das cinzas de caraipé", com a palestrante Daniela Menegon, professora da Universidade Federal do Amazonas.

O evento acontece a partir das 17h, no próprio Musa, situado na rua Planeta Plutão, 11, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo.

A iniciativa tem como objetivo aproximar o público interessado nas mais diferentes áreas do conhecimento, a compreenderem melhor as Ciências.

A professora da Universidade Federal do Amazonas convidada a palestrar no Musa tem graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais sendo que parte do doutoramento foi realizado na Université Pierre et Marie Curie - Paris VI, França.

Menegon tem experiência na área de Física da matéria condensada, com ênfase em caracterização de materiais por difração de raios x, método de Rietveld, fotoacústica, EXAFS, espectroscopia Raman, atuando principalmente nos seguintes temas: mechanical alloying, nanomateriais, materiais amorfos, materiais termoelétricos, estrutura cristalina, estudo de materiais sob altas pressões usando célula de diamantes.

Sobre o Projeto

O Colóquio já existe ha 4 anos, inclusive com a participação de professores da Ufam. Foi um modo encontrado para ajudar na formação intelectual do quadro de colaboradores do Museu, contando com a presença de professores, pesquisadores, cientistas de áreas diversas do conhecimento voltadas para a Amazônia.

Os temas tratados são arqueologia, mudanças climáticas, questões indígenas, etnoastronomia, neurofisiologia,geologia, água,comportamento animal de anfibios, insetos, mamíferos; botânica, cidades amazônicas, doenças e saúde, entre outros.

As palestras acontecem na área externa (coberta) da sede administrativa do Musa, no Morada do Sol, sempre às quintas, às 17h. As palestras são gravadas, podendo ser assistidas no endereço do You Tube MuseudaAmazonia.

Mais informações: 3236-3079.