II Escola de Química será realizada entre 6 e 10 de outubro na Ufam. Inscrições abertas

O evento, em sua segunda edição, é resultado de uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Química da Ufam e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O objetivo da II Escola de Química é apresentar aos alunos de mestrado e de graduação dessa área, bem como de cursos afins e as inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro.

Coordenador local do evento, o professor Leandro Pocrifka diz que a proposta é oferecer minicursos e palestras que abrangem quatro grandes áreas: Química Orgânica (compostos do carbono), Química Inorgânica (elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias), a Química Analítica (identificação de espécies químicas) e a Físico-Química (propriedades físicas e químicas da matéria).

Enquanto os minicursos serão oferecidos pelos professores do PPGQ da UFSCAR, as palestras serão proferidas pelos professores do Departamento de Química e da Pós-Graduação da Ufam. Acesse a programação completa do evento e os resumos dos minicursos.

Entre a Química inorgânica e os supercapacitores

O professor Alzir Batista (UFSCAR) apresentará o minicurso ‘Química Inorgânica Medicinal’, com carga horária de 10h, que fala sobre compostos metálicos usados em estudos para tratamento de câncer e as chamadas ‘doenças negligenciadas’. Estas são doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas em populações de baixa renda.

No dia 8 de outubro, às 17h, o professor Leandro Pocrifka profere a palestra intitulada ‘Estudo e Desenvolvimento de Materiais Nanoestruturados em Dispositivos de Armazenamento de Energia’, referente a pesquisas com supercapacitores. “Se você coloca o celular para carregar por seis horas, com os novos dispositivos, esse tempo será de alguns minutos. Há vários tipos de armazenamento de energia, como os supercapacitores, que podem ser usados como dispositivos de armazenamento de energia em celulares”.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (II Escola de Química UFAM UFSCAR.pdf)Cartaz_divulgação[ ]307 kB