Estudantes da Ufam promovem debate sobre as transformações no jornalismo na era digital

A atividade reunirá jornalistas e representantes do Mídia Ninja, da Amazônia Real e da Uplink e se realizará por meio de conversa compartilhada em vídeo na internet

imageimage

As novas formas de produção e distribuição da notícia e os novos modelos de negócio da atividade jornalística com o avanço das tecnologias digitais estarão no centro do debate que será realizado nesta quinta-feira (11), a partir das 10h (horário local), por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade ocorrerá no próprio ambiente digital, por meio de conversa em vídeo na internet baseada na ferramenta Hangout, do Google, com acesso compartilhado pelo Youtube.

O debate contará com a participação de representantes de três organizações de comunicação que surgiram e desenvolvem suas atividades na web: Mídia Ninja, Amazônia Real e Uplink Conteúdo Digital. As três organizações buscam integrar as tecnologias e ferramentas de comunicação digital para promover inovações no jornalismo e na comunicação.

Mídia Ninja, que ganhou notoriedade na cobertura dos protestos de junho de 2013, investe no jornalismo colaborativo voltado à cobertura de pautas políticas e sociais, com distribuição da notícia por meio do compartilhamento em rede proporcionado pelas mídias sociais. A Amazônia Real, também no contexto de jornalismo independente, viabiliza em seu Portal de Notícias uma comunicação pautada pelas questões relacionadas à Amazônia, a seu povo, à sua sustentabilidade e diversidade. A Uplink Conteúdo Digital nasce com a proposta de explorar novos nichos no mercado da comunicação digital a partir da busca pela inovação e do empreendedorismo na produção de produtos e serviços de comunicação.

O debate encerra as atividades da disciplina Webjornalismo do curso de Jornalismo da Ufam. Ao longo do semestre, os alunos desenvolveram atividades teóricas e laboratoriais relacionadas às transformações do jornalismo no ambiente digital e refletiram sobre os contextos sociais que lhes são correlatos, como os fenômenos da globalização e da sociedade em rede.

Os alunos estudaram também as mudanças estruturais nas formas de produção e distribuição da notícia, baseadas na hipertextualidade, na multimidialidade, no compartilhamento e na colaboração, entre outras inovações. As atividades práticas foram desenvolvidas no LabF5, Laboratório Experimental de Jornalismo em Rede, site que dá suporte as explorações da disciplina que está baseado na plataforma Tumblr.

Relação universidade-sociedade

Além de apresentar o resultado do esforço empreendido ao longo do semestre, a proposta do debate em vídeo no Hangout, com acesso pelo Youtube, é possibilitar aos estudantes a interação com os agentes das transformações em curso no jornalismo no ambiente em que elas estão ocorrendo. Segundo a professora Mirna Feitoza, que ministra a disciplina Webjornalismo na Ufam, a atividade busca oferecer aos estudantes uma experiência de ensino-aprendizagem que extrapole o ambiente físico da sala de aula e responda aos anseios por uma educação integrada com as experiências da vida cotidiana. “Essa atividade ultrapassa o ambiente tradicional da sala de aula e busca exercitar o desafio da educação e da inovação na relação ensino-aprendizagem, contextualizando o conhecimento adquirido durante as aulas com as práticas envolvidas na profissão e no dia-a-dia. Espero que essa  atividade de extensão universitária possa também exercer a consciência social do que é a atividade jornalística, dentro do que foi proposto para uma interação com a comunidade” ”, destacou a docente.

Para o estudante Isaac Guerreiro, mediador do debate, o encontro na internet com os representantes das organizações oferece várias vantagens, por não gerar custos e permitir o compartilhamento de vídeos em tempo real, com a participação de qualquer pessoa em qualquer lugar com acesso à internet. “Proporcionar um debate sobre empreendedorismo e jornalismo independente utilizando uma ferramenta que permite a qualquer pessoa participar, esteja ela onde estiver,  só nos mostra que a internet oferece muitas alternativas viáveis para que as pessoas se informem e produzam informação”, diz.

A ação, além de reunir organizadores e convidados, espera contar com a participação da sociedade em geral através de questionamentos on-line. Os links para a participação em tempo real serão disponibilizados no dia do evento, através do Youtube, do LabF5 e de seus perfis nas mídias sociais Twitter (@LabF5) e Facebook.