Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, professor da Ufam apresenta trabalho sobre Severiano Ribeiro em Seul

O artigo intitulado ‘Severiano Mário Porto: Modern Regional?’, de autoria do professor Marcos Cereto, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam, será apresentado durante evento internacional sobre Arquitetura Moderna em Seul (Coreia do Sul), que ocorre entre 24 e 26 de setembro de 2014. Acesse o portal do Docomomo International.

O trabalho tem relação com o tema da pesquisa de doutorado do professor, que investiga as obras do arquiteto Severiano Porto, cuja obra, desenvolvida principalmente em Manaus, foi nacionalmente reconhecida e premiada. “O autor do projeto do Estádio Vivaldo Lima recebeu dois prêmios pelo Instituto de Arquitetos do Brasil por esse trabalho: o primeiro quando o apresentou, em 1965, e o segundo após a inauguração, em 1971”, lembra o professor Cereto.

Segundo o doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), outras obras de Severiano Porto, como o premiado projeto da casa do arquiteto, de 1970, também foram demolidas. No entanto, ele é um personagem cuja obra é de interesse internacional, por conta da união entre a universalidade e regionalidade. “Como universalidade entende-se os conceitos aplicados conforme a arquitetura moderna, enquanto a regionalidade, no nosso casso, faz-se pelo uso da madeira, pela adequação ao clima e à cultura local”, enfatiza Cereto.

Sobre o Docomomo International

Trata-se de um grupo internacional de pesquisadores que trabalham com a temática do patrimônio arquitetônico do século XX, a chamada Arquitetura Moderna. O interesse do grupo é observar edificações de valor que se perderam ou estão sob o risco de demolição.