Professor do Reino Unido profere palestra na Ufam nesta segunda-feira (1º)

A Ufam promove, na segunda-feira, dia 1º de setembro, palestra com o professor Thomaz Ploetz, da Universidade de New Castle, Reino Unido, sobre  “Análise Computacional de Comportamento — Avaliação Objetiva para Assistência Eficiente” (CBA)

A proposta do palestrante é fornecer visão geral da CBA, explorando exemplos  de aplicação do trabalho inclusivo que seu grupo de pesquisa tem realizado, com a finalidade de evidenciar os avanços técnicos que facilitam a utilização da CBA em ambientes reais.

De acordo com o professor a Análise Computacional de Comportamento (CBA) é uma disciplina emergente focada no desenvolvimento de novas ferramentas computacionais para a análise comportamental de fenótipos, uma vez que são relevantes para a compreensão de várias doenças. Como exemplos, ele cita as deteriorações como Demência, Síndrome de Parkinson e Autismo.

A CBA aposta no processamento sensorial de dados e técnicas de aprendizagem da máquina para captar e analisar dados de comportamento, a fim de obter a avaliação quantitativa de fenômenos comportamentais, o que vai além de aplicações de atividades tradicionais de reconhecimento, fato que facilitará a tomada de decisões e diagnósticos mais reais.

Aberto ao público em geral e direcionado aos professores e alunos de Ciência da Computação, Engenharias da Computação e Elétrica, o evento dá sequência ao Ciclo de Palestras promovido em parceria com a empresa Samsumg do Brasil e ocorre às 14h, no auditório Rio Javari, na Faculdade de Tecnologia.

Sobre o palestrante

Dr. Thomas Ploetz é PhD em Ciência da Computação pela Bielefeld University na Alemanha. Seu trabalho é voltado para o reconhecimento de padrões estatísticos e aprendizagem de máquina. Atualmente é Professor Adjunto na School of Computing Science na Newcastle University, em Newcastle-upon-Tyne, Reino Unido, aonde conduz atividades de pesquisa em Reconhecimento de Atividades e Aprendizagem de Máquina junto ao grupo de Interação Digital do Laboratório de Cultura.

Antes de sua nomeação em Newcastle, ele trabalhou como pesquisador no Georgia Institute of Technology em Atlanta, Estados Unidos e como pós-doutorando em Newcastle e TU Dortmund Universities (Dortmund, Alemanha).