FES e ICHL debatem autonomia universitária

A Faculdade de Estudos Sociais (FES) convida a comunidade acadêmica para participar do Seminário sobre Autonomia Universitária que será realizado no dia 27 de agosto, às 19h, no Auditório Rio Amazonas, naquela Unidade. 

No dia  01.09.14, O Seminário- II Parte- ocorrerá no Instituto de Ciências Humanas e Letras, no auditório Rio Solimões, das 14h às 18h.

O evento é um momento importante para debater sobre a Universidade, considerando os princípios e as diretrizes da autonomia Universitária,  e os limites e desafios para sua viabilização. Estudante, técnico e docente do ICHL não podem deixar de prestigiar esse Seminário.

 

Sobre a Comissão de Autonomia Universitária

 

 

A Comissão pela Autonomia Universitária visa conscientizar e mobilizar a comunidade acadêmica para a discussão e compreensão do assunto. Composta por dez membros (dois representantes do Consuni, dois representantes docentes, dois representantes discentes, dois representantes técnico-administrativos e dois representantes da gestão superior) possui uma a agenda de trabalho aprovada pelo Conselho que mobiliza a Universidade em todos seus segmentos  para que um número expressivo de pessoas se intere do assunto.

“Todos defendem a autonomia universitária, mas o que acontece é que a maneira de operacionalizar e o entendimento do que seja autonomia tem uma variação. A autonomia universitária já está prevista no artigo 206 da Constituição que diz que as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão  financeira e patrimonial, mas não é algo autoaplicável, daí a importância de fortalecermos e consolidarmos o debate para fazer com que as pessoas se sensibilizem, se mobilizem para isso. A própria história da universidade caminha junto com a autonomia”, destaca a presidente da Comissão, professora Cristiane Fernandez.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable