Cine & vídeo Tarumã exibe mostra de filmes franceses
A programação do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, nesta semana presta uma singela homenagem ao cinema francês, um dos mais promissores da Europa. Ele é atualmente o mais dinâmico do continente europeu em termos de aceitação pública, número de filmes produzidos e de receitas geradas por suas produções. A homenagem deriva do fato da maioria dessas produções estar ausente do circuito comercial de cinemas de nossa cidade e de prestar uma reverência aos desbravadores da tecnologia e da estruturação do cinema. Da invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumière às trucagens de Georges Méliès; do experimentalismo de René Clair às inovações cômicas de Max Linder; do realismo poético do cinema de Renoir à ousadia e rebeldia da Nouvelle Vague – todas essas são algumas das contribuições do cinema francês para a construção da Sétima Arte. Por tudo isto, o Cine e Vídeo Tarumã selecionou três filmes atuais que constituem exemplos desse cinema: o drama político de As Neves do Kilimanjaro, de Robert Guédiguian; o romântico A Coragem de Amar, de Claude Lelouch; a comédia O Preço a Pagar, de Alexandra Leclère.
Na segunda feira, 18, será exibido o filme As Neves de Kilimanjaro (2011), de Robert Guédiguian, um dos cineastas atuais comprometidos com as causas dos trabalhadores sem fazer um cinema panfletário. No filme, Michel (Jean-Pierre Darroussin) e Marie-Claire (Ariane Ascaride) são casados há 30 anos e vivem em paz, rodeados pelos familiares e amigos, apesar de Michel ter perdido o emprego. Ambos se orgulham de sua luta política e seus valores morais. Até que, um dia, o casal é abordado com violência e assaltado. Todo o dinheiro que eles vinham juntando para conhecer o monte Kilimanjaro, um sonho dos dois, é levado. Quando os autores do crime são descobertos, Michel e Marie-Claire agem de forma inesperada, diante do histórico que possuem. O filme ganhou seis prêmios e foi indicado ao prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes.
A Coragem de Amar, filme de 2005 do premiado diretor Claude Lelouch, será exibido na quarta-feira, dia 20. A comédia romântica apresenta diversas histórias que se mesclam para falar de questões humanas rotineiras, de histórias onde pessoas comuns envolvem-se em situações extraordinárias. Entre elas o caso da esposa de um policial moribundo que decide trocá-lo pelo amante casado; a de um carismático vendedor de rua; a de um sem-teto que se diz Deus; a de uma dupla de cantores de rua formada por um italiano cinquentão e uma pós-adolescente; a da atendente de um clube de jazz que é perseguida pelo chefe; a de uma empregada doméstica que trabalha para uma atriz extravagante, que está dividida entre o proprietário de uma pequena rede de pizzarias e o motorista da casa. Apesar de ser considerado um filme menor na carreira de Lelouch, é sempre bom ver o diretor de “Um Homem, Uma Mulher” e “Retratos da Vida” em ação.
Fechando a programação da semana, na sexta-feira, 22, será apresentada a comédia escrachada O Preço a Pagar (2007), de Alexandra Leclère. Jean-Pierre (Christian Clavier) é muito rico, empresário-dono de uma grande empresa. Ele é casado com Odile (Nathalie Baye), uma mulher bonita e elegante, que ele ama de paixão. Tudo estaria bem, se Odile não vivesse um mundo de tédio e cansaço, só querendo gastar e fazer compras, sem cumprir com suas obrigações conjugais. Ele se abre com seu motorista Richard (Gérard Lanvin) que o aconselha a fazer um tipo de chantagem: sem sexo, sem dinheiro. Está declarada a guerra.
O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.