Filmes com temática de guerra são exibidos no Cine Tarumã

Em meio a tantos conflitos bélicos nos dias de hoje, quando vemos cada vez mais a sofisticação tecnológica sendo usada para provocar a morte de várias pessoas, civis e militares, em argumentações pífias que escondem as verdadeiras causas – políticas e econômicas -, a programação desta semana do Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, reúne três obras cinematográficas capaz de nos fazer refletir sobre os horrores da guerra, seja ela qual for. São filmes-referência que pelas cenas chocantes e atos desumanos vivenciados nos campos de combate nos querem propor reflexões para mudar nosso comportamento frente essas situações conflituosas chamadas de guerras. Os filmes selecionados são: Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo; Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola; e Iluminados Pelo Fogo, de Tristán Bauer.

Na quarta-feira, dia 13, o filme a ser apresentado é o clássico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola. O filme é baseado no livro de Joseph Conrad e ganhou dois Oscar/80 nas categorias Melhor Fotografia e Música, além da Palma de Ouro no Festival de Cannes/79 e mais 18 prêmios internacionais. A trama mostra que, na Guerra do Vietnã, o Capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu, se rebelou e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos e desertores. Ao adentrar com seu barco nas selvas, o capitão não só vive a tormenta dos horrores de uma guerra sem sentido como deixa-se levar pelo clima de loucura e demência que afeta todos aqueles que viveram o momento bélico.

Fechando a programação, na sexta feira, dia 15, será exibido o filme Iluminados Pelo Fogo, do argentino Tristán Bauer. Em 1982, Esteban Leguizamón (Gastón Pauls) é um homem de 40 anos que, quando tinha 18, foi levado para lutar pela Argentina na Guerra das Malvinas. A tentativa de suicídio de Vargas, um de seus ex-companheiros, faz com que relembre os fatos ocorridos na época, como o padecimento pelo frio e pela fome, os maus-tratos dos comandantes militares e os horrores da guerra. É quando Esteban decide retornar às Malvinas, para que possa se reencontrar com seu passado. O filme foi o grande premiado no Festival de Havana/05, no Festival Latino-Americano de Lima/06 e Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola no Goya Awards/06.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.