Historiadora Maria Luiza Ugarte lança a obra “Gênero e Imprensa na História do Amazonas”
Na tarde desta quinta-feira (7), após a sessão Sociabilidades e Resistências no Mundo do Trabalho, coordenada pelo professor doutor César Augusto Bulboz Queirós, haverá o lançamento da obra “Gênero e Imprensa na História do Amazonas”.
Organizado pela doutora Maria Luiza Ugarte, do Departamento de História da Ufam, o livro traz uma série de trabalhos que buscam analisar a trajetória das mulheres na sociedade amazonense desde meados do século XIX, com especial atenção para as representações produzidas e difundidas pela Imprensa. Os diversos capítulos exploram perfis, temas e contextos diferenciados que vão da vida urbana ao trabalho nos seringais; da esfera privada da casa e da vida familiar aos espaços públicos de lazer e sociabilidades; da submissão aos ditames do tradicionalismo patriarcal herdado do passado colonial às experiências de emancipação e expressão política.
Para a obra, a pesquisadora e demais autores abraçaram a argumentação da renomada historiadora francesa Michelle Perrot, a qual atribui a desinformação sobre as mulheres na história a um oceano de silêncio que precisa ser combatido pela academia. “Gênero & Imprensa na História do Amazonas propõe-se a enfrentar esse desafio e, dessa forma, articula dois eixos temáticos de grande evidência na produção historiográfica contemporânea, embora ainda pouco discutidos e analisados no interior dos estudos amazônicos.
Os trabalhos aqui apresentados trazem as marcas das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação brasileira, fazendo com que a pesquisa documental arquivística seja largamente empregada e, desta forma, colabore para o processo de investigação e compreensão das múltiplas e complexas vivências femininas no Norte do país" destacou doutora Maria Luiza Ugarte.
Anote
Lançamento do Livro “Gênero e Imprensa na História do Amazonas”
Data: 7 de Agosto
Local: Hall do ICHL
Horário: 18:30 h
Entrada Gratuita