Professor da Ufam apresenta painel no III Fórum de Bicicletas Manaus, de 7 a 10 de agosto

Vinculado ao movimento Pedala Manaus, que é apartidário e sem fins lucrativos, o Fórum está na terceira edição e vai discutir, entre 7 e 10 de agosto, o tema ‘A cidade que temos, a cidade que queremos’, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). As inscrições poderão ser feitas diretamente no local no dia do fórum. Dentre os convidados, está o professor da Ufam, doutor em Linguística, escritor e crítico social, Sérgio Freire.

O professor participará do painel intitulado ‘A bicicleta e uma nova visão de viver nas cidades’ ao lado de Renata Falzoni, Zé Lobo e Therbio Felipe. A apresentação será no sábado (9), das 16 às 18h, e serão discutidas as transformações sociais decorrentes do uso da bicicleta, o que permite que os ciclistas criem hábitos e visões diferenciados. A coordenadora do Movimento Pedala Manaus, Nádia Aguiar, destacou que, pelo fato de o professor ser um crítico social e observador do cotidiano da cidade, dará relevantes contribuições aos convidados.

“O nosso principal foco é a educação para o trânsito, porque as cidades, as ruas, elas são feitas para as pessoas, e não apenas para os carros”, enfatizou. Nádia avaliou ainda que grande parte da população desconhece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o tratamento que ele dá à bicicleta, considerando-a como um meio de transporte tal como as motocicletas, os carros de passeio e os ônibus. Para além da existência de estruturas compostas de ciclovias e ciclofaixas, por exemplo, a bicileta tem a prerrogativa de compartilhar as vias públicas com os demais veículos.

Saiba mais sobre o Fórum

O Pedala Manaus realiza desde 2012 o Fórum de Bicicletas Manaus, discutindo a bicicleta como uma alternativa complementar muito eficiente em distâncias de 5 a 10 km, não poluente, econômica que ocupa pouco espaço, humaniza a cidade e traz benefícios à qualidade de vida dos usuários, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana.

A experiência bem sucedida na realização das duas edições do Fórum de Bicicleta Manaus (2012/2013) ganhou repercussão nacional, representando uma estratégia promissora de reunir a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para discutir o uso da bicicleta em Manaus, apresentando os problemas e propondo soluções em conjunto, tais como ações educativas contínuas e a adequação de ciclovias na cidade.

Movimento Pedala Manaus

O movimento é apartidário e não visa lucro material ou financeiro. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento. Ele é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida em Manaus e outras cidades da Amazônia.

Desde 2010, o movimento Pedala Manaus estimula o uso da bicicleta em Manaus. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade, como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo, somando à grande massa de ciclistas de baixa renda que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte diariamente. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número de ciclistas nas ruas.

Atualmente o Pedala Manaus realiza atividades fixas e esporádicas. Dentre as fixas, ocorrem semanalmente a ‘Terça Tradição’ (passeio noturno na faixa de 10 a 15 km) e a ‘Quinta Coletiva’ (atividade educativa de Bike Anjo indicada para iniciantes). Mensalmente ocorrem outros dois eventos: a ‘Escola Bike Anjo’ (EBA), destinada a adultos que queiram aprender a pedalar, e o ‘Pedala Manaus na Trilha’ (Escola de mountain bike). Além disso, são realizadas palestras educativas em escolas, empresas e cooperativas sobre conscientização no trânsito.

Com informações do portal http://www.pedalamanaus.org/3-forum-de-bicicletas-manaus.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (3FBM PALESTRANTES.jpg)Palestrantes[ ]1284 kB