Mostra com temática `Famílias Desajustadas´ será exibida no Cine & Vídeo Tarumã nos dias 4, 6 e 8 de agosto

Depois de trabalhar o tema do fim do mundo na semana passada, outro tema instigante e polêmico é agendado pelo Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM: o de famílias complicadas ou desajustadas socialmente, mesmo aparentando serem  `normais´. Praticamente todos os dicionários definem família como `um conjunto de pessoas que vivem em comum, sob o mesmo teto”; ou “um conjunto de pessoas do mesmo sangue ou parentes por aliança´. Acredita-se, então, que é na família que se dá o primeiro passo para um desenvolvimento emocional equilibrado, pois é ela quem exerce uma poderosa influência sobre a formação das mentes e atitudes de seus membros. Porém, no cinema nem sempre famílias são apresentadas das formas como elas são realmente, com problemas e questões complexas entre os parentes e, muito mais que isso, com problemas psicossociais. A tendência é mostrá-la como um conjunto harmônico, ou quando muito essa harmonia é conseguida, ao final da história, debelados os problemas que a afligem. Este não foi o pensamento do Cine & Vídeo Tarumã, que selecionou três filmes premiados exatamente por retratar ambientes familiares tensos e complexos, e pessoas desajustadas, sem finais felizes. Os filmes são: Festa de Família, Álbum de Família e Felicidade.

Iniciando a semana, na segunda-feira, 4, será exibido o filme Festa de Família, de Thomas Vinterberg, um dos fundadores, junto com Lars Von Trier, do movimento dinamarquês Dogma 95, que alterou, em meados dos anos 1990, a maneira de fazer cinema. O filme, que é considerado o primeiro daquele movimento, traz em sua trama uma reunião de uma numerosa família tradicional num hotel campestre para comemorar o aniversário do patriarca. Porém, naquele mesmo lugar, anos atrás, uma das filhas do aniversariante havia se suicidado, o que faz renascer antigas e amargas lembranças. Num ambiente pesado, à beira do caos, tudo acontece: é encontrada a nota de suicídio da garota; um dos filhos acusa o pai de tê-lo molestado sexualmente quando criança; o namorado negro de uma das filhas provoca preconceitos raciais; e até o cozinheiro e as garçonetes acabam interferindo na história. Contundente crítica aos valores familiares, Festa de Família causou polêmica em festivais internacionais e caiu nas graças da crítica e do público, recebendo prêmios importantes como o Prêmio de Júri no Festival de Cannes/98, Menção Especial na Mostra de São Paulo, indicações ao Globo de Ouro e ao César de Melhor Filme Estrangeiro.

Na quarta-feira, 6, o filme a ser apresentado é Álbum de Família, do diretor John Wells. Barbara (Julia Roberts), Ivy (Julianne Nicholson) e Karen (Juliette Lewis) são três irmãs que são obrigadas a voltar para casa e cuidar da mãe viciada em medicamentos e com câncer (Meryl Streep), após o desaparecimento do pai delas (Sam Shepard). O encontro provoca diversos conflitos e mostra que nenhum segredo estará protegido. Enquanto tenta lidar com a mãe, Barbara ainda terá que conviver com os problemas pessoais, com difíceis relações com o ex-marido (Ewan McGregor) e com a filha adolescente (Abigail Breslin). O filme, de 2013, já recebeu nove prêmios e teve duas indicações ao Oscar – de Melhor Atriz (Meryl Streep) e Melhor Atriz Coadjuvante (Julia Roberts).

Para fechar a programação, na sexta-feira, 8, será exibido o filme do polêmico diretor Todd Solondz FelicidadeAmbientado em Nova Jersey, o núcleo central do filme formado por três irmãs: a mais velha malcasada com um psicoterapeuta homossexual e pedófilo, a do meio ninfomaníaca, e a mais jovem tenta vencer a timidez com a ajuda das canções que compõe. As três se unem a vários outros personagens, aparentemente desconexos, em busca da felicidade pura e simples. Os personagens principais são interpretados por Jane Adams, Philip Seymour Hoffman e Jon Lovitz. O filme, de 1998, ganhou 13 prêmios, incluindo o FIPRESCI do Festival de Cannes e o prêmio do Júri na Mostra Internacional de São Paulo, além de uma indicação ao Globo de Ouro por Melhor Roteiro.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.