Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias discute Acervo Digital e Repositório de Produção Científica em 26 e 27 de agosto

O auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) vai receber, nos dias 26 e 27 de agosto, profissionais de Biblioteconomia que atuem em Universidades para o Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias. Pela primeira vez Manaus sedia o Encontro, que nesta edição discutirá temas como a aquisição de Acervo Digital das Universidades e a implantação do Repositório de Produção Científica da Ufam. Bibliotecários de universidades podem inscrever-se pelo site http://centralufam.wix.com/enbu. Os participantes irão receber declaração.

A diretora da Biblioteca Central (BC), professora Célia Simoneti, avalia como fundamentais as pautas do Encontro, pois serão definidos modelos de gestão de acervo e bancos de dados para a produção científica que ampliarão a oferta de conteúdo para a comunidade universitária. Para tratar da aquisição de acervo eletrônico para as bibliotecas da Ufam, as editoras Proquest e Ebsco irão apresentar modelos de negócio disponíveis para universidades. “Um dos modelos é o Consórcio, em que as coleções são compradas em parceria com outras universidades”, disse a professora.

Mas há outros modelos de negócio, dependendo da necessidade das instituições no acervo de e-books e outros títulos.  Será possível, por exemplo, adquirir por compra perpétua, em que todas as edições da obra serão disponibilizadas no sistema da biblioteca; ou por edição, que dá acesso apenas à edição adquirida.  Senhas de acesso dos usuários também serão implantadas, tal como ocorre para aquisição de livros físicos. Sobre o tema, ainda terá de ser discutida uma forma de incluir as obras no patrimônio, já que se trata de material digital.

Repositório de Produção Científica da Ufam

Outro tema a ser discutido no Encontro é a implantação do Repositório de Produção Científica da Ufam, cujo projeto já está sendo desenvolvido pela BC em parceria com o Centro de Processamento de Dados da Ufam (CPD). Em reunião promovida no último mês de abril, no Pará, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), foi criada a Carta de Belém para definir a intencionalidade das Universidades em criar seus próprios repositórios de produção científica.

“Hoje nós temos na Ufam o banco de teses e dissertações, mas com a implantação do nosso Repositório, será possível ampliar a oferta de espaço e incluir artigos e material EAD, entre outros”, projetou a diretora da BC. Desse modo, no Encontro, em que haverá representantes do IBICT, será definido o modo de operacionalização do que foi discutido na Carta de Belém. Atualmente, as Federais do Pará e de Tocantins (UFPA e UFT) já possuem esse sistema de banco de dados.

Dúvidas ou informações? Ligue para (92) 3305-5051 (Biblioteca Central).