Campus de Parintins lança primeiro livro sobre comunicação popular no Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins, lança na próxima segunda-feira, 21, às 18h30, no auditório da instituição, o livro Folkcomunicação no Amazonas: processos midiáticos contemporâneos da cultura popular. Publicada pela Editora Scortecci, a obra debate os processos de comunicação em manifestações populares, como o boi-bumbá e as práticas do benzimento, no município de Parintins-AM. Este é o primeiro livro que aborda a temática na região.

A publicação apresenta resultados de pesquisas feitas por professores, alunos e ex-alunos do curso de Comunicação Social-Jornalismo da universidade. Algumas delas já premiadas pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Conferência Brasileira de Folkcomunicação.

Os trabalhos analisam como funcionam os processos de comunicação em manifestações populares dos parintinenses, sob o olhar da Folkcomunicação. Segundo a professora Soriany Simas Neves, organizadora do livro, as pesquisas pretendem pensar a comunicação praticada na cultura popular, fora da grande mídia, como sugerem os estudos de Luis Beltrão, principal estudioso da Folkcomunicação.

Revelando características da cultura amazônica em práticas como rituais, festas e promessas, o livro explora a região Norte de forma inédita, pois, até então, trabalhos com base na Folkcomunicação eram predominantes no Nordeste brasileiro, onde nasceu Beltrão. Soriany, mestre em Ciências da Comunicação pela Ufam, é uma das responsáveis por mudar a rota dos estudos da Folkcomunicação. Em Parintins, a professora introduziu a disciplina no curso de Jornalismo e incentiva os alunos a produzirem trabalhos voltados para a área.

A Editora Scortecci está há 25 anos no mercado de edição, impressão e venda de livros. Já lançou mais de 6 mil obras em primeira edição. Em média, são 2 títulos editados por dia. A Scortecci trabalha com a publicação de novos autores, além de organizar antologias e promover concursos e prêmios literários. A editora já publicou diversas obras sobre a Amazônia, entre elas, trabalhos de outros professores da Ufam.