Ufam é parceira em conferência internacional sobre Grandes Rios Mundiais entre 21 e 25/7
A última conferência internacional sobre a condição e o futuro dos grandes rios mundiais foi realizada em Viena, na Áustria, em 2011. Desde então, novo evento foi programado para ocorrer no Amazonas, cujo rio de mesmo nome é o segundo em extensão do mundo, com quase 7 mil km. A Ufam é uma das organizadoras nesta conferência, que tem início no dia 21, às 9h, no Tropical Hotel, e segue até o dia 25. Inscrições e informações disponíveis em http://worldslargerivers.boku.ac.at/wlr/.
Com base na Declaração de Viena, que foi adotada pelos participantes da conferência anterior, surgiu a iniciativa da UNESCO/IHP (WLRI - Grandes rios do mundo Initiative), que será desenvolvida pela rede global de programas e parceiros. Este evento tem como objetivo principal dar continuidade ao trabalho iniciado em Viena, aprofundando a investigação em grandes rios e sua gestão eficaz e sustentável, tema que envolve tanto pesquisadores quanto tomadores de decisão.
Os grandes rios do mundo têm sofrido múltiplos impactos, devido à exploração intensa para o atendimento das necessidades humanas. O impacto antropogênico sobre a condição atual e o futuro desses grandes rios poderá gerar que consequências para a humanidade? Qual o potencial de restauração desses rios? Essas são apenas algumas das questões a serem esclarecidas durante a conferência.
De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), na edição anterior, o evento reuniu 73 representantes de países que definiram lista de necessidades a serem implantadas para minimizar os impactos das ações humanas sobre as águas. Para 2014, foram inscritas pessoas de mais de 20 países.
As temáticas serão desenvolvidas de acordo com os tópicos a seguir: Amazônia e América do Sul; investigação sobre o rio Amazonas, seus afluentes e sua bacia hidrográfica; Hidrologia, Hidráulica e Qualidade da Água; Transporte de Sedimentos, Fluxo de Materiais e Morfologia dos Rios; além de Ecologia e Restauração. O Laboratório de Potamologia da Ufam, vinculado ao Departamento de Geografia, também vai apresentar pesquisas desenvolvidas em âmbito regional.