Cine & Vídeo Tarumã exibe clássica parceria entre Cinema e Literatura nos dias 14, 16 e 18

Nesta semana o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, faz uma pequena mostra de filmes premiados que tomaram como base obras literárias igualmente famosas. Desde os primeiros anos do cinema, quando adquiriu status de valor pela classe burguesa e prédios se constituíram como cinemas, as obras literárias foram tomadas de empréstimo para enredos de filmes.

O mais clássico desses filmes tem também a primazia histórica oficial de inauguração de elementos específicos do que se chamaria de linguagem cinematográfica: “O Nascimento de uma Nação”, de David Griffith. O filme foi baseado na obra de Thomas Dixon Jr., “The Clansman”. Na maioria das vezes, a narrativa cinematográfica nasce de pequenos contos do cotidiano ou de ficções de aventuras. A partir daí cria-se novas perspectivas e os diretores de cinema buscam novas ideias presentes em outros âmbitos da arte, como maciçamente se dá na literatura. Muitas vezes essa busca do cinema por histórias que vieram de obras literárias, mesmo aquelas pouco conhecidas, acabam se adaptando muito bem ao cinema e se tornam sucesso entre o público. Assim, com esse propósito de demonstrar o encontro entre a literatura e a sétima arte, serão exibidos os filmes 12 Anos de Escravidão, Os Descendentes e Memória de Minhas Putas Tristes.

Na segunda feira, 14, será exibido o filme 12 Anos de Escravidão, dirigido por Steve McQueen, e que recentemente concorreu ao Oscar. O filme, baseado na obra autobiográfica homônima de Solomon Northup escrita em 1853, narra os caminhos que Solomon a partir de 1841. Solomon Northup, interpretado pelo ator Chiwetel Ejiofor, é um escravo liberto que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços. O filme concorreu e venceu o Oscar/2014 nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o).

Quarta feira, 16, será a vez de Os Descendentes, de 2011, dirigido por Alexander Payne e baseado na obra homônima de Kaui Hart Hemmings. Havaí. Há 23 dias a vida de Matt King (George Clooney) mudou completamente. Foi nessa data que sua esposa Elizabeth (Patricia Hastie) sofreu um sério acidente de barco e entrou em coma. Desde então cabe a Matt cuidar das filhas Scottie (Amara Miller) e Alexandra (Shailene Woodley), que estuda e vive em outra ilha do arquipélago. Quando é informado pelos médicos que sua esposa irá morrer em breve, Matt resolve trazer Alexandra de volta. Ele conta com a ajuda dela para contar a triste notícia aos amigos e familiares, de forma que eles possam se despedir de Elizabeth ainda em vida. Desbocada e de gênio difícil, Alexandra surpreende o pai ao contar que sua mãe o estava traindo. A notícia afeta profundamente Matt, que passa a querer saber quem era o amante de sua esposa e se ela o amava. O filme venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e outros 65 prêmios em festivais dos EUA e internacionais.

Fechando a programação, na sexta feira, 18, o filme a ser apresentado é baseado na obra homônima de Gabriel García Márquez (recém-falecido), escrita em 2004, Memória de Minhas Putas Tristes. O filme, dirigido por Henning Carlsen, conta a história do velho El Sabio (Emilio Echevarría), um jornalista que vive num pequeno povoado do México. Solteiro convicto, nunca conseguiu se relacionar a fundo com uma mulher desde a morte de sua mãe. As mulheres de sua vida foram sempre prostitutas. Agora, às vésperas do seu aniversário de 90 anos, ele resolve se dar um presente: uma noite de amor com uma adolescente virgem. Ele faz o pedido à dona do bordel que frequenta desde a juventude, que lhe apresenta uma jovem de 14 anos. Já no fim de sua vida, El Sabio vai finalmente descobrir o que é estar apaixonado. Participam do elenco Geraldine Chaplin, Ángela Molina, Alejandra Barros e Olivia Molina. O filme venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Málaga/12 (Espanha).

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable