Projetos ambientais da Ufam são premiados pelo Idesam na terça (15)
Acontecerá na próxima terça-feira (15), a cerimônia de premiação do Concurso Jovens Empreendedores Florestais, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Idesam. O evento será realizado no auditório da Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, a partir das 15h. A programação prevê um Debate Florestal na abertura, com apresentações de especialistas sobre empreendedorismo ambiental.
Discutir sobre os ecossistemas de negócios florestais nesse cenário é fundamental para motivar novas ideias. “É preciso englobar a organização e seus respectivos fornecedores, clientes, enfim parceiros no negócio de forma estratégica, respeitando seu ciclo e demandas”, demonstra o secretário executivo do Idesam o engenheiro florestal Carlos Gabriel Koury. A realização do concurso é pioneira na Amazônia, pois “além de estimular a discussão da temática, reconheceu os talentos e projetos de base florestal”, informa Koury. Ele destaca também a evidente participação de alunos do interior do Amazonas: 37,5% das propostas submetidas tiveram origem interiorana. Dentre os eixos temáticos abordados nos projetos, os recorrentes foram artesanato, economia verde, biotecnologia e produtos naturais, é o que informa Bruno Oliva, um dos organizadores do concurso.
“As ideias foram diversas e inovadoras, alguns proponentes criaram projetos para a comunidade, viveiro, escola”, salienta Oliva. A união dos saberes tradicional e técnico é importante para aproveitar de modo estratégico o recurso que a natureza dispõe e que a comunidade usufrui, finaliza.
Dos 16 projetos submetidos ao concurso, 4 são da Ufam. Na categoria “Negócios Florestais” são vencedores: Gilmar Claro de Carvalho com o projeto Fortalecimento do extrativismo da castanha em Boa Esperança, Ives San Diego de Amaral Saraiva com Viveiro de Mudas – Ayna e Sulianne Idalior Paião Ferreira apresentando a Rede de Coleta de Sementes e Produção de Mudas. Já na categoria “Usinas de Beneficiamento de Produtos Extrativistas” alcançou o segundo lugar o projeto Fabricação de briquetes como alternativa para a gestão de resíduos de madeira em Manaus – AM de Mudas, de Valdiek da Silva Menezes.
O evento ocorre no dia 15 de março (terça-feira), Debate Florestal com premiação do Concurso ocorre no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da UEA, na Djalma Batista, partir das 15h,
Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">comunicaçãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou 3308-7360/914-25629/9213-3730