Primeira tese em Matemática será defendida na próxima sexta-feira, 11

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Pará (UFPA) convidam para a primeira defesa de Doutorado do aluno Raul Rabello Mesquita. A tese `Fórmulas Variacionais tipo Hadamard para os autovalores do N-laplaciano e Aplicações` terá defesa no dia 11, às 10h, no auditório Professor José Henrique de Sá Mesquita do Departamento de Matemática.

Sob orientação do professor Dr. José Nazareno Vieira Gomes (Ufam). De acordo com o orientador, a doutorando trabalhou com uma família analítica de estruturas riemannianas em uma variedade diferenciável M com bordo. Ele considerou a condição de bordo de Dirichlet ao operador diferencial L conhecido como laplaciano drifting e mostrou a existência de curvas analíticas de seus autovalores e autofunções, disse Jose Nazareno.

`Deduziu fórmulas variacionais tipo Hadamard para mostrar que existe um subconjunto residual Г das métricas onde os autovalores do referido operador são simples.  Considerou ainda perturbações suficientemente pequenas por difeomorfismos de um domínio limitado Ω em M e provou novamente que os autovalores de L podem ser simples, finalizando com análise do comportamento dos autovalores de L ao longo do fluxo de Ricci´, afirma o orientador.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convite de defesa de Doutorado Raul - 2014.ppt)Convite[ ]454 kB